Últimas indefectivações

sexta-feira, 1 de maio de 2015

Barcelona e Setúbal: na rota das bandeirinhas

"O maior clube da Catalunha e uma histórica colectividade de Setúbal foram pioneiros na oferta de galhardetes ao Benfica.

Consta que o único clube do mundo a ir à Lua foi o Independiente, da Argentina. Alunou sob a forma de galhardete, na bagagem de Neil Armstrong, que o recebera do clube rojo meses antes do acontecimento.
O Benfica não foi à Lua mas deu a volta ao planeta e é, possivelmente, o maior distribuidor de galhardetes à face da Terra. Não se sabe quando nem a que adversário terá oferecido o primeiro. Mas pode dizer-se que iniciou a 24 de Setembro de 1921 a colecção deste tipo de souvenirs. O ofertante foi o FC Barcelona, na qualidade de anfitrião, durante uma visita do Benfica e Espanha no mesmo ano. Antes do desafio inaugural - faria dois com o Barcelona e outros tantos com o Tarrasa FC -, o histórico 'capitão' benfiquista Ribeiro dos Reis recebeu das mãos do seu homólogo blaugrana 'uma pequena bandeira catalã'. E assim ficou eternizado e primeiro encontro de sempre entre os dois clubes.
Quanto aos dois jogos com o 'Barça', a nossa equipa teve de bater-se com um conjunto melhor preparado fisicamente e habituado a um 'piso muito duro e cheio de pedrinhas soltas'. Tudo isto logo após uma extenuante viagem de 48 horas de comboio. O saldo foi de duas derrotas, por 0-5 e 2-5, mas com notas de 'energia e impetuosidade' por parte dos nossos.
Já no âmbito nacional, o primeiro clube a presentear o Benfica com um galhardete foi a UFCI, União Futebol Comércio e Indústria de Setúbal, a 1 de Novembro de 1925. Emblema histórico da cidade do Sado, ainda em actividade, chegou a ter José Mourinho como jogador sénior e treinador das camadas jovens. Mas não só. O nosso saudoso Jaime Graça ficou igualmente ligado à sua história, ao conduzir a equipa de 1977/1978 ao título da I Divisão Distrital, feito único até então.
O encontro entre os dois clubes assinalou a inauguração do Campo da Bela Vista, pertencente ao adversário e considerado, à época, uma infraestrutura de se lhe tirar o chapéu. Numa altura em que Setúbal era um concelho do distrito de Lisboa, a UFCI tinha já como rival o grande Vitória, que no dia do jogo com o Benfica decidiu engendrar no seu terreno um desafio com outro clube da capital, no intuito de retirar público ao Campo da Bela Vista. Viva-se, então, uma 'guerra' entre os clubes da região do Sado, tendo como pano de fundo a resistência do Vitória a integrar a Liga de Futebol Setubalense.
Alheio ao cenário de altercação, a equipa benfiquista venceu a UFCI por 3-1 o capitão Vítor Gonçalves trouxe para Lisboa aquele que é hoje na colecção do clube o mais antigo galhardete nacional."

Luís Lapão, in Mística

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!