Últimas indefectivações

quinta-feira, 30 de maio de 2013

A frio

"Na ressaca de três semanas terríveis para o Futebol Benfiquista, confesso que me é difícil expressar uma opinião que fuja à ligeireza para a qual a emoção nos remete. É assim o Futebol, com a sua magia. E são assim os adeptos que, como eu, sofrem apaixonadamente pelo seu Clube.
Importa, neste caso, tentar estabelecer uma barreira clara entre a tristeza - comum a todos os benfiquistas, e perfeitamente natural face aos frustrantes resultados alcançados neste mês de Maio -, e o realismo com que devo ser analisado trabalho desenvolvido ao longo de toda a época.
O Benfica 2012/13 fez-nos sonhar. Fez-nos sonhar muito alto. Porém, devido a uma impressionante série de infelicidades, e devido, também, a alguns erros próprios e alheios, acabou sem os troféus que a qualidade do seu jogo justificava.
Se, na partida do Dragão, o pontapé de um tal Kelvin tem batido no poste, mais taça menos taça estaríamos agora em festa, e ninguém ousaria contestar os méritos daqueles que tudo fizeram para vencer. É preciso não esquecer, também, que não chegávamos a uma Final europeia havia 23 anos, e não íamos ao Jamor havia oito.
Somos cabeças-de-série na próxima Liga dos Campeões, e praticámos, amiúde, um futebol de altíssima qualidade, elogiado por todos, dentro e fora de fronteiras.
É muito ténue, pois, a fronteira que separa os vencedores dos vencidos. É essa fronteira que atribuiu a glória a uns, deixando outros mergulhados no desalento. Não pode, todavia, ser esse exíguo fio a definir méritos e capacidades daqueles que trabalham para o sucesso, naquilo que, sendo um espectáculo, sendo um Desporto, é também - e muitas vezes, principalmente - um simples jogo.
A crise que afecta muitos portugueses, e por consequência, muitos benfiquistas, deixa os ânimos mais quentes, e leva a atitudes nem sempre ponderadas. Infelizmente, também é normal que assim seja. Cabe a quem decide triar todas essas pressões, separar o trigo do joio, e pensar friamente no futuro, e em qual a melhor forma de o preparar."

Luís Fialho, in O Benfica

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!