Últimas indefectivações

sábado, 13 de dezembro de 2025

Melhor em campo com Sporting e Nápoles


"VAI SER PRECISO ENGOLIR MUITA AVALIAÇÃO PRECIPITADA

1. Tenho um princípio, que é um princípio do mais elementar bom senso: sempre que o Benfica investe na aquisição de um jogador, seja o valor alto ou baixo, defendo que só o tempo - mas tempo mesmo, não uns poucos jogos - nos dirá se foi um jogador caro ou barato. Aplico este princípio de análise às aquisições dos rivais também.

2. O passado já nos ensinou que no futebol as coisas mudam de um momento para o outro, muitas vezes bastam uns míseros 90 minutos. Todos os que saíram a terreiro para criticar Ríos esqueceram muitas lições que o passado nos deu nesta matéria, a última das quais Álvaro Carreras: de um flop do tamanho do mundo a jogador imprescindível foi um pequeno passo.

3. O meu vizinho do lado na Catedral sabe que desde o princípio, quando ele criticava Ríos, basicamente pelos passes falhados, eu lhe chamava a atenção para tudo o resto que ele dava à equipa. Mas como a grande parte das estatísticas só liga aos golos e às assistências, o Ríos sem golos e assistências não valia nada - e ainda falhava passes!

4. Ríos caiu em Lisboa vindo de uma realidade competitiva completamente diferente, de um treinador diferente, e já vai no segundo no Benfica, de métodos de trabalho diferentes, de modelos de jogo diferentes, mas queriam - ou melhor, exigiam - que ele aterrasse e começasse a render tal e qual o fazia no Palmeiras - e era muito.

5. Mourinho atacou, e atacou bem, os que disseram que com ele todos os jogadores do Benfica pioraram - realmente, só um cego pode ter dito uma barbaridade dessas. Convenhamos: há muito quem queira que Mourinho se estique ao comprido no Benfica, muitos que lhe invejam o estatuto, que não lhe perdoam a personalidade forte e a facilidade com que assume e diz as coisas olhos nos olhos - ontem mais uma série delas -, outros, uma multidão, quer ver o Benfica a falhar, a perder, a afundar-se.

6. Mourinho explicou ontem a subida de produção de Ríos, mais dia menos dia explicará a de outros: ele cada vez conhece melhor os jogadores, os jogadores conhecem-no cada vez melhor a ele, os jogadores conhecem-se cada vez melhor uns aos outros, não vale a pena querer limitar os movimentos de Ríos, teve que encontrar o sistema de outros fazerem as compensações aos movimentos "anárquicos" do colombiano. Bem o compreendo: lembro-me de estar com Mourinho em Valdebebas e ele me explicar como tinha que montar a equipa do Real Madrid, toda torcida, por causa do Ronaldo não defender.

7. Os Benfiquistas que se lembrem disto: qualquer jogador que seja alvo de um investimento forte do Benfica vai ser inevitavelmente atacado aos primeiros jogos que não srrase, que não pinte a manta, vai ser desfeito, rasgado de alto a baixo, e o clube por tabela também, porque o alvo é precisamente o clube. Há por aí muita agenda anti-Benfica e há muita gente que é influenciada por essa agenda.

8. Com tudo isto, não quero dizer que Ríos vá agora ser sempre o melhor em campo ou que não volte a falhar passes. E é verdade que o Benfica, fruto de muitos pontos mal perdidos - no campeonato e na Champions - se encontra numa situação dificílima em ambas as competições. Mas a subir de produção - será que vamos a tempo?"

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!