Últimas indefectivações

sábado, 15 de junho de 2024

Não podendo estar na AG, deixo aqui o que seria o meu voto no Orçamento


"1. O futebol feminino, que contribuía com um deficit de cerca de 2,5 milhões de euros para as contas do clube, passou para a SAD. Mais do que aliviar o clube desse encargo, penso que a medida é especialmente positiva para o desenvolvimento de um projeto de sucesso que todos desejamos que continue a dar passos em frente.
2. Aponta-se para um crescimento nas receitas comerciais. É um ponto importante na medida em que é desejável que o clube possa vir a estar cada vez menos dependente dos royalties que as empresas do grupo lhe pagam - 4% das receitas -, já que estes mais não são do que transferências internas de dinheiro.
3. Estranho que a receita de quotização tenha um crescimento praticamente residual, já que a subida do numero de sócios tem sido amplamente referenciada. Gostava de ver esta questão mais desenvolvida: número de sócios ativos, quantos pagantes, etc.
4. Há uma previsão de redução de cerca de 5% nos fornecimentos e serviços externos das áreas não desportivas, isto é, uma intenção, que se espera venha a ser rigorosamente concretizada, de um maior controlo de custos.
5. O ecletismo é caríssimo: as modalidades, que custam 28,0 milhões e geram receitas de apenas 5,9 milhões, têm que ser repensadas a prazo. Acresce que a quota especial das modalidades apresenta valores irrisórios. O que querem os sócios das modalidades para além dos festejos quando se ganha? Para já, seria um bom começo descriminar os valores, caso a caso, no orçamento. Bem sei que se pretende esconder isso da concorrência, mas toda a informação e toda a transparência são desejadas - os outros que se lixem! Aliás, no futebol é tudo declarado nos relatórios e contas da SAD. E não é por isso que se ganha ou se perde.
6. Um orçamento é tanto mais credível quanto mais o orçamento anterior tenha batido certo. O Benfica deveria apresentar a comparação do orçamentado com o realizado relativamente, pelo menos, ao exercício anterior, no caso o de 2023-24.
7. É um orçamento conservador, logo sem grandes riscos de não ser cumprido. E aponta para um lucro no exercício de 2024-25.
8. Considero que se deve votar um orçamento em função do valor próprio do orçamento, não do momento bom ou mau por que passa uma direção. Assim sendo, abstraindo-me, como defendo, de tudo o resto, votaria "sim" o orçamento para 2024-25, acompanhado das principais notas que aqui deixei.
9. Sobre os outros assuntos da nossa atualidade, exprimir-me-ei, mas só depois da AG. Incluindo a questão dos estatutos, amanhã só se discutirá a forma como vão ser posteriormente discutidos.
VIVA O BENFICA!!!"

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!