Últimas indefectivações

segunda-feira, 7 de agosto de 2023

5 vitórias do SL Benfica contra o FC Porto na Supertaça


"Águias e dragões defrontam-se na próxima quarta-feira, e só um deles vai erguer a Supertaça.

Finalmente, a nova época vai começar, com o habitual jogo para se saber quem vai levantar mais uma Supertaça Cândido de Oliveira, troféu que teve a sua primeira edição em 1979, e que é disputada entre o vencedor do Campeonato Nacional e o vencedor da Taça de Portugal.
No próximo dia 9 de Agosto, quarta-feira, SL Benfica e FC Porto irão encontrar-se pela 27.ª vez e o palco da partida será o Estádio Municipal de Aveiro. Na última vez que se defrontaram para disputar esta taça, em 2020, os dragões levaram a melhor sobre as águias e venceram por 2-0.
Um clássico entre SL Benfica e FC Porto, seja para que competição for, é sempre jogado com muita intensidade e com a habitual rivalidade que já vem do século passado. Ambas as formações querem começar a temporada com a conquista de um troféu, que sirva também de boost para a restante época.
Roger Schmidt e Sérgio Conceição sabem da importância deste desafio, e não deverão poupar nenhum jogador importante para a primeira jornada da Liga, agendada para o próximo fim de semana.
A história diz-nos que o FC Porto é o clube com mais Supertaças conquistadas, num total de 23, enquanto o SL Benfica conta apenas com oito troféus.
O domínio dos azuis e brancos nesta prova é tão avassalador, que no confronto entre os dois emblemas, o FC Porto tem 14 vitórias e o SL Benfica cinco. E são esses cinco triunfos dos encarnados que agora vamos recordar num top five, embora nem todas essas vitórias tenham dado a conquista do troféu, já que a Supertaça foi, durante muitos anos, disputada a duas mãos.
No entanto, a supremacia do clube portista na Supertaça não quer dizer que seja mais favorito para o jogo de quarta-feira, e nestes duelos há sempre a probabilidade de vitória de 50-50 para cada lado.

5. SL Benfica 1-0 FC Porto (1.ª mão) – 1993 – No verão quente de 1993, o SL Benfica venceu o FC Porto por 1-0, num jogo bem conseguido pela formação lisboeta, que conseguiu travar os campeões nacionais em título. Aos 84 minutos, Vítor Paneira assistiu Rui Águas para este fazer o único golo da partida. A segunda mão deu triunfo para os dragões também por um golo de diferença, e na finalíssima o FC Porto levou a melhor nas grandes penalidades.

4. SL Benfica 1-0 FC Porto (1.ª mão) – 1985 – A edição da Supertaça 1984 só conheceu o seu vencedor no ano seguinte, e que foi a única final que teve de ser disputada em quatro jogos. O SL Benfica, treinado na altura pelo húngaro Pál Cersnai, derrotou na primeira mão o FC Porto por 1-0, com o único tento da partida a ser assinado por Manniche, aos 56 minutos. Mas no Estádio das Antas, a equipa portista empatou a final, tendo levado a discussão da Supertaça para mais dois encontros, e que acabaria por vencer ambos.

3. SL Benfica 2- 0 FC Porto (1.ª mão) – 1981 – O clássico de estreia entre SL Benfica e FC Porto na Supertaça Cândido de Oliveira aconteceu dois anos depois do troféu ter sido criado. No Estádio da Luz, o SL Benfica fez um bom jogo e venceu os dragões por 2-0, com um bis de Nené. A vantagem na primeira mão parecia algo confortável, mas no segundo jogo os dragões mostraram todo o seu poderio e derrotaram as águias por 4-1, conquistando a sua primeira Supertaça.

2. SL Benfica 2-1 FC Porto (1.ª mão) – 1991 – Há 32 anos, aconteceu uma das finais com mais histórias para contar. O jogo da primeira mão teve muita emoção e foi ganho pelo SL Benfica, com golos de Yuran e William, tendo Jaime Magalhães feito o golo portista.
O FC Porto venceu o segundo jogo por 1-0, mas como os golos fora não contavam para desempatar, teve que ser disputado um terceiro jogo, com o árbitro José Pratas a ser o alvo da fúria dos jogadores do FC Porto. Após o juíz de Évora ter validado o golo aos encarnados, os azuis e brancos correram na direção de José Pratas. Os azuis e brancos acabariam por empatar e levar o encontro para as grandes penalidades, que venceram por 4-3.

1. SL Benfica 1-0 FC Porto (1.ª mão) – 1985 - Foi só no ano de 1985 que o SL Benfica conseguiu conquistar pela primeira vez a Supertaça Cândido de Oliveira. Num jogo muito bem conseguido pelos encarnados, Diamantino Miranda foi o autor do único golo da partida, tento esse que foi decisivo no jogo da segunda mão, onde se registou um empate a zero, e com esse resultado o troféu entrou pela primeira vez no Estádio da Luz."

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!