Últimas indefectivações

quarta-feira, 26 de julho de 2023

Embaixadores do Benfica


"1. Gilberto, um campeão nacional que foi sabendo cair no goto dos benfiquistas, regressou ao Brasil e ao futebol brasileiro. É agora jogador do Bahia. Gilberto desfaz-se em elogios ao Benfica sempre que a imprensa brasileira lhe pede para fazer o balanço da sua passagem pela Luz. Que grandes embaixadores do Benfica são os antigos jogadores do Benfica.

2. 'A estrutura do Benfica é algo difícil de comparar. Eu conversava com os jogadores que estavam a chegar de clubes grandes da Europa e eles diziam que era um coisa incomparável, era impressionante as coisas que têm lá', disse agora Gilberto que está lá longe, no Rio de Janeiro, e não tem nem a necessidade nem a obrigação de dizer bem do clube que fez dele um campeão. Mas disse. E, assim, vai continuar a ser uma pessoa muito estimada, estimadíssima, pelas gentes do Benfica.

3. Gilberto não foi o único antigo jogador do Benfica a falar sobre o nosso clube durante esta semana. Svilar, que passou cinco anos nesta casa, pertence atualmente aos quadros da AS Roma e, lá longe, na capital italiana, explicou aos italianos que os tais cinco anos no Benfica 'não foram cinco anos perdidos porque o Benfica é um clube enorme'. Outro que tal. Viva o Benfica.

4. Mas, para lá dos seus antigos jogadores, o Benfica tem muitos mais embaixadores do seu bom-nome. O que se passou no domingo passado na Suíça entra diretamente no capítulo dos maiores proezas diplomáticas cometidas pelos adeptos do Benfica no esplendor da sua massa anónima. O Benfica foi a Basileia jogar com o FC Basel e o estádio do FC Basel, que jogava em casa, encheu-se de benfiquistas vindos de todos os cantos da Suíça e dos países vizinhos também com forte presença da emigração portuguesa.

5. Vinte mil adeptos do Benfica viram no centro da Europa, assim, uma excelente vitória do seu clube do coração. Vinte mil adeptos, vinte mil embaixadores.

6. O capitão da seleção portuguesa de futebol recusou-se a responder a um jornalista que lhe perguntou se queria comentar o regresso do Di Maria ao Benfica. Que não, que não queria, que se lhes perguntassem alguma coisa sobre o Sporting ainda equacionaria responder, mas que sobre o regresso de Di Maria ao Benfica, enfim, não tinha nada a dizer. Compreende-se.

7. E, perante os dislates que se ouviram nas mais variadas plataformas quando Di Maria aterrou em Lisboa, não há como não considerar como muito responsável a atitude do capitão da seleção portuguesa. É que há alturas em que mais vale uma pessoa ficar calada."

Leonor Pinhão, in O Benfica

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!