Últimas indefectivações

quinta-feira, 5 de maio de 2022

O craque que se divertia com os miúdos


"Em dia de decisões, Eusébio começou o dia a jogar na rua

Diz-se que o futebol é o desporto do povo, por ser necessária apenas uma bola para que tudo comece. As balizas podiam ser feitas com qualquer coisa, pedras, chinelos, tudo servia. A imaginação não tinha limites! Os nomes dos amigos eram substituídos pelos de grandes jogadores e a rua transformava-se num dos melhores estádios do mundo. Tudo principiava da mesma forma, esperando que um dia o que se imaginava pudesse tornar-se realidade.
Eusébio foi um desses miúdos, mas que em pouco tempo passou da fantasia à realização. Em 1962, com apenas 20 anos, o avançado encantava a Europa, ao transportar o futebol de rua para os melhores recintos, deixando adeptos e imprensa rendidos. Apesar de defrontar as equipas europeias mais temíveis, a sua descontração era contagiante.
Em vésperas da 2.ª mão das meias-finais da Taça de Clubes Campeões Europeus, frente ao Tottenham, o Benfica viajou para Inglaterra com uma vantagem de dois golos. A imprensa previa 90 minutos intensos para os encarnados, que teriam de suportar a ofensiva dos Spurs na tentativa de reverter o resultado. Estes fatores poderiam condicionar a ação dos benfiquistas.
Eusébio, a realizar o sonho de menino, encarava as adversidades com naturalidade. A poucas horas do encontro que poderia apurar o Benfica para a segunda final consecutiva da competição que reunia os campeões da Europa, o 'Pantera Negra' surpreendeu os media ingleses. A passear por Londres, viu os alunos da Escola Hugh Myddelton a jogar à bola e não hesitou, 'sorrindo saltou o murete de vedação, tirou o sobretudo e entreteve-se a passar a bola de um pé para o outro. Os miúdos carregavam-no, o Eusébio recebeu as cargas sorrindo'. Apesar de usufruir do estatuto de estrela internacional, mantinha os hábitos da infância, o gosto de jogar futebol onde quer que fosse. Nessa noite, com 'um início fulgurante, com dois remates sensacionais', o avançado contribuiu para o apuramento do Benfica.
Saiba mais acerca do percurso deste magnífico jogador na área 24 - O 'Pantera Negra' e Outros Lendas, do Museu Benfica - Cosme Damião."

António Pinto, in O Benfica

2 comentários:

  1. os miudos de rua de lourenço marques não sonhavam com inglaterra (nem sabiam que existia), isso é coisa de quem vê muitos filmes (TV) de agora.

    ResponderEliminar
  2. Anónimo das 22.22 horas, na escola não lhe ensinaram que as cidades e os Países, se escrevem em LETRA Maiúscula ?

    ResponderEliminar

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!