Últimas indefectivações

segunda-feira, 22 de junho de 2020

Uma mentira repetida muitas vezes jamais será verdade

"Os estatutos do Sport Lisboa e Benfica conferem a cada Casa do Benfica o direito a 50 votos nas eleições do Clube, desde que à data do acto eleitoral cumpram todos os critérios legais exigíveis. O direito de voto concedido às Casas está consagrado nos estatutos do SLB desde o século passado, muito antes da primeira eleição de Luís Filipe Vieira. Mas, como se tem observado em todas eleições e pelos mais diferentes motivos, nem todas as Casas exercem o seu direito de voto. Em média, participam numa eleição para a presidência do Benfica cerca de 120 Casas (correspondendo a 6000 votos), apesar de as Casas legalmente aptas a poder votar serem cerca de 230 (11500 votos).
Lê-se com frequência, em alguns fóruns benfiquistas, que foi Luís Filipe Vieira quem conferiu às Casas esse direito estatutário, o que, como disse antes, não corresponde à verdade. E diz-se isso para, a reboque dessa falsidade, se espalhar outra grande mentira: a de que tal alteração estatutária teria sido forma maquiavélica 'arquitectada' pelo actual presidente para, mais facilmente, com os votos das Casas, assegurar a sua (re)eleição:
Nada de mais errado. E, para o compreender melhor, basta que façamos um simples exercício: imaginemos que todas as 230 Casas exerceriam o seu direito de voto (o que, como vimos, nunca aconteceu); e, ainda, que todas teriam votado em Luís Filipe Vieira (o que, como é natural de perceber, suponho que também nunca tenha acontecido).
Mas suponhamos que teria sido essa a realidade. Ora, se aos resultados obtidos pelo actual presidente, em cada uma das eleições que disputou, retirássemos a totalidade dos hipotéticos 11500 votos titulados pelas 230 Casas e os atribuíssemos a outro candidato, ou aos brancos/nulos, em 2003 Luís Filipe Vieira teria sido eleito com 84,49%; em 2009 com 8,02%; e em 2012, com 80,55%. Recorde-se que, em 2006 e 2016, Luís Filipe Vieira disputou sozinho as eleições tendo sido eleito com 95,6% e 95,52% dos votos, respectivamente.
Em conclusão: só por desconhecimento, ignorância ou má-fé, acredito, se pode dizer que são as Casas do Benfica que asseguram a eleição do presidente do Sport Lisboa e Benfica.
Do actual, ou de qualquer outro."

Nuno Costa, in O Benfica

1 comentário:

  1. É nitidamente por má fé que os trolls continuam a repisar isso, imitando a propaganda do Gobbels, o tal da "mentira repetida muitas vezes…"
    Nem se percebe o que motiva esta gente. Não pode ser apenas doenças do foro psicológico ou mental. Haverá outra coisa qualquer.

    ResponderEliminar

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!