Últimas indefectivações

domingo, 5 de maio de 2019

O minuto 62 que tudo mudou

"Naquele instante, Rafa desbloqueou um jogo que estava muito complicado para o Benfica

Ineficácia
1. Este jogo pode separar-se em dois momentos: a primeira parte e a última meia hora. No primeiro, o Portimonense foi superior, actuando num 3x4x3 que criou imensas dificuldades a Benfica, principalmente no momento da posse de bola para atacar. Quando tinha, a águia perdia-a depressa e quando a recuperava não conseguia dar-lhe profundidade. A isto associou-se ainda a grande dificuldade em reagir à perda de bola, o que permitiu que os algarvios criassem situações de perigo e de finalização, em lances rápidos de contra ataque.
Em resumo, primeira parte marcada por falta de eficácia das equipas, o que deu em 0-0 ao intervalo - a haver uma em vantagem teria de ser o Portimonense.

Momento-chave
2. Na segunda parte, o Portimonense entre novamente melhor do que o Benfica, faz o golo aos 53 minutos, mais uma vez com falta de agressividade defensiva do Benfica, o que permitiu ao conjunto algarvio jogar no espaço interior com muita facilidade.
O momento-chave, porém, viria logo depois, à entrada para a última meia hora, mais precisamente à passagem do minuto 62.
O Benfica reagira bem ao golo. Mas o erro do central Possignolo foi decisivo e permitiu que os encarnados chegassem ao empate, por Rafa.
É só a partir daí que o Benfica passa a dominar, ajudando também a isso a entrada de Jonas e a passagem para o 4x4x2. A eficácia passou a ser elevadíssima, como se viu pelo total de cinco golos.

Qualidade do Portimonense
3. Olhando à maior parte do encontro, há que realçar a incapacidade de controlo do jogo por parte do Benfica (até à entrada para a última meia hora), com muitas perdas de bola na fase de construção; mas realce-se também a qualidade individual e colectiva do Portimonense, principalmente até ao golo do empate.

E Rafa desbloqueou
4. O grande destaque, esse, vai para Rafa, por ter desbloqueado o jogo num momento em que o Benfica mostrava incapacidade para desenvolver o seu jogo, fazendo dois golos e abrindo assim espaço motivacional para os outros três. Esta vitória, por ser com números exagerados, reforça a confiança dos encarnados e relança-os para a conquista do título. Dar a volta a resultados aumenta sempre o moral, mais ainda quando acontece num jogo que estava extremamente difícil - Paulinho, recorde-se, até podia ter feito o 2-0, aos 60', quando surgiu isolado..."

Leonel Pontes, in A Bola

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!