Últimas indefectivações

terça-feira, 17 de julho de 2018

O mestre do patim

"Após uma carreira enquanto atleta de hóquei em patins, enveredou, com sucesso, na carreira de treinador

Torcato Ferreira dedicou a sua vida ao hóquei em patins, valorizando a modalidade em Portugal com o seu conhecimento. Desde muito novo as suas brincadeiras giravam em torno de um stick e uma bola, 'nas ruas e nos largos, no meio de jovens de sua idade, empunhando «sticks» improvisados, ei-lo a disputar encontros memoráveis'. O seu talento despertou a atenção de alguns clubes, tal como afirmou mais tarde: 'tinha eu apenas doze anos de idade quando António Perna, director do Futebol Benfica, me convidou para representar o clube em oquei em campo'. A sua timidez fez com que não comparecesse nos treinos. A resposta ao convite ficou suspensa durante três anos, altura em que decidiu aceitar representar o Futebol Benfica... em futebol. 'Alinhei na categoria de juniores, mas, francamente, já nesses tempos me seduza mais a construção do «rink» de Fernão Adrião. (...) E, uma vez concluído (...) calcei os patins e nunca mais quis outro desporto'. Enquanto jogador só alinhou nesse clube, durante 15 anos.
Em 1957, a direcção do Sport Lisboa e Benfica substituiu Isidoro Góis Féria por Torcato Ferreira como treinador do Clube, por considerar que este possuía os 'conhecimentos técnicos suficientes para modificar um sistema que já não servia a equipa'. O impacto foi imediato, conseguindo vencer o Campeonato Nacional 1956/57. A forma como conjugava as características dos jogadores e tirava proveito das suas qualidades fez com que construísse uma equipa temível, que resultou em vários títulos. Esteve ao leme do Clube em dois períodos: entre 1957 e 1970 e entre 1978 e 1982, vencendo nove Campeonatos Nacionais, cinco Taças de Portugal e três Campeonatos Metropolitanos. A sua passagem só não foi plenamente bem-sucedida por lhe ter faltado a conquista da Taça dos Clubes Campeões Europeus, um título que nas suas palavras assentava bem ao Clube, 'porque é sem dúvida nenhuma o clube número um e a quem muito deve o hóquei em patins português'.
Torcato orientou ainda o Sporting e a selecção nacional, pela qual ganhou um Campeonato do Mundo, três Campeonatos da Europa e uma Taça das Nações, mas considerava que foi no Benfica que 'conheci o «estrelato» da minha vida como técnico'.
Pode ficar a conhecer mais sobre as conquistas em hóquei em patins na área 3  Orgulho Ecléctico do Museu Benfica - Cosme Damião."

António Pinto, in O Benfica

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!