Últimas indefectivações

quarta-feira, 18 de abril de 2018

Campeão dos golos tardios foi traído ao minuto 90

"O remate fulgurante de Herrera no último minuto do tempo regulamentar no clássico da Luz valeu, no imediato, o regresso do FC Porto à liderança do campeonato. Mas quando restam escassas quatro rondas para o termo da prova, o ‘tiro’ do médio pode vir a ser a chave do título. Assim os portistas não tropecem (percam, pois já há folga para um empate) mais nenhuma vez até ao fecho da competição ou beneficiem de escorregadelas alheias.
O último campeonato ganho pelo FC Porto, na temporada 2012/13, ficou marcado pelo golo tardio do brasileiro Kelvin que, aos 90’+2, decidiu o duelo com o Benfica no Dragão. Agora, a história pode ser parecida, apesar de o palco ter sido outro e do remate fulcral ter aparecido um pouco antes, ainda dentro do tempo regulamentar e não já na compensação. Curioso é perceber que o Benfica foi traído numa fase dos encontros em que costuma ser o principal ‘castigador’ dos adversários. Sim, os encarnados são o conjunto que mais marca no derradeiro quarto de hora (do minuto 76 até ao final dos jogos), somando 24 dos seus 75 golos nesse período. Estamos a falar de 32%, praticamente um terço do total.
Independentemente deste último quarto de hora ser o mais longo dos encontros – devido à compensação –, ninguém factura tanto como as águias. Sp. Braga (20) e Sporting (16) são as equipas que mais se aproximam e mesmo assim a uma distância considerável. O FC Porto, então, nem revela uma especial aptidão para esta fase. Tem apenas 14 golos, tantos como o Chaves e apenas mais um que o V. Setúbal. Os dragões, aliás, são a equipa com uma distribuição mais linear em toda a competição: 11 golos nos primeiro e terceiro quartos de hora; 12 nos quarto e quinto; 13 no segundo e os tais 14 no sexto. Mas, muito provavelmente, o remate vitorioso de Herrera, o 14.º do clube depois do minuto 75, pode ser o tal, o do título.

Sabia que...
- Cláudio Ramos, guarda-redes do Tondela, já defendeu três penáltis?
Ao todo, apenas foram parados pelos guardiões 12 castigos máximos (em 86), sendo que 25% deles tiveram Cláudio Ramos como protagonista.
- Yebda foi expulso pela terceira vez?
O médio do Belenenses juntou-se ao central Marcão do Rio Ave como os únicos jogadores da prova com três cartões vermelhos esta época.
- O Belenenses-Sporting não foi o primeiro jogo com três penáltis?
O Portimonense-Moreirense, na jornada 28, também teve três castigos máximos.
- Nas duas vezes que o Benfica ficou em branco, o Estoril não sofreu golos?
A curiosidade é que os encarnados possuem o melhor ataque da prova (75 golos) e os canarinhos a pior defesa (57). Ora, nos dois jogos (ambos contra o FC Porto) em que as águias não acertaram na rede, os estorilistas não sofreram do Portimonense. Acresce que o Estoril encaixou golos em 24 das 30 rondas!"

1 comentário:

  1. Balanço da década em troféus/títulos: SLB= 14 (4 campeonatos+2 Taças de Portugal+5 Taças da Liga+ 3 Super Taças)/FCP=8(3campeonatos+1 Taça de Portugal +0 Taça da Liga+4Super Taças) e SCP=3(0campeonatos+1Taça de Portugal+1Taça da Liga+1Super Taça)!!!

    ResponderEliminar

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!