Últimas indefectivações

quarta-feira, 28 de fevereiro de 2018

Equipas e adeptos, adeptos e equipas

"Há quase dois anos, James McIrney, professor de Biologia evolutiva da Universidade de Manchester, respondeu, com dados científicos, à velha questão «quem apareceu primeiro, a galinha ou o ovo?» Para McIrney, as galinhas apareceram muito depois dos ovos...
No futebol, há um dilema semelhante, para cuja solução ainda não apareceu o contributo de qualquer académico: «É a equipa que puxa pelos adeptos ou são os adeptos que puxam pela equipa?»
Vem este introito a propósito das críticas de Jorge Jesus aos adeptos do Sporting que «não souberam ajudar a equipa» no jogo com o Moreirense. Os 38.920 espectadores que demandaram Alvalade na noite chuvosa de passada segunda-feira não ficaram exactamente com a exibição dos leões e, tal como tinha sucedido no final do jogo com o Astana, fizeram-no saber a ponto de provocar a reacção de Jorge Jesus.
O Sporting, à 24.ª jornada, e antes de enfrentar uma dezena de obstáculos de alto grau de dificuldade até ao fim do campeonato, tem o mesmo número de pontos, 59, que contabilizava há dois anos e apenas difere num golo no saldo entre golos marcados e sofridos. Porém, os leões de 2015/16 (grande época) exibiam uma alegria maior ao longo dos 90 minutos, eram mais convincentes e imaginativas e por isso recebiam mais favores dos adeptos, sempre sensíveis à nota artística.
Portanto, e sem querer, nem por sombras, esgotar a matéria dilemática em apreço, arrisco uma resposta: a partir do momento em que o árbitro apita para o início do jogo, são as equipas que puxam pelos adeptos, antes dos adeptos puxarem pelas equipas."

José Manuel Delgado, in A Bola

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!