Últimas indefectivações

terça-feira, 23 de janeiro de 2018

Um director com dotes para a música

"O homem que conseguiu transpor para uma canção todo o sentir dos benfiquistas.

Paulino Gomes Júnior (1912-2000) chegou à Direcção do Sport Lisboa e Benfica, em 1948, pela mão de Fernando Valentim Lourenço, tesoureiro do Clube. 'De suplente rapidamente passou a ocupar, assumiu o cargo de Secretário' e, ainda nesse ano, assumiu o cargo de 'director de «O Benfica», por demissão de António José de Melo'. À frente do periódico por cinco períodos distintos, foi o director responsável pelo maior número de edições (819), até à data, e uma 'figura imprescindível' nas campanhas Pró-Estádio. Porém, é, sobretudo, pela autoria de uma canção que o seu nome é conhecido por todos os benfiquistas.
Foi no início do ano de 1953 que Paulino Gomes Júnior deu asas a 'esta «doença» dos versos e da música, dos meus tempos de estudante', como o próprio referiu, e escreveu a letra e a música de um dos maiores êxitos musicais de exaltação clubista de que há memória: Ser Benfiquista.
Em Março, em sua casa, 'ao piano' deu-a a conhecer ao tenor Luís Piçarra e ao maestro Vítor Bonjour, a quem solicitou, respectivamente, a interpretação e a orquestração da canção. Os dois ouvintes, apesar de inicialmente cépticos das capacidades do director d'O Benfica, ficaram imediatamente rendidos e, 'com um cálice de Porto', felicitaram o autor e brindaram à música, certos que iria agradar a todos os consócios do Clube.
Não se enganaram! Dias depois, a 11 de Abril de 1953, no II Sarau Artístico da Comissão Central do Novo Parque de Jogos, Luís Piçarra deu voz pela primeira vez em público à música Ser Benfiquista. E, no Pavilhão dos Desportos que apresentava uma 'lotação totalmente esgotada', a canção provocou 'manifestações clubistas que raras vezes teremos visto; vibrantes apoteóticas, plenas de euforia e desbordante entusiasmo'. O êxito foi 'tão clamoroso que o público ovacionou longamente, de pé, autor e interprete' e exigiu a repetição do número.
Desde então, Ser Benfiquista tornou-se presença assídua 'no nosso estádio e nas mais variadas manifestações de pura alegria e mais são e elevado espírito clubista'. O seu êxito é tanto que, embora não seja o hino do Clube, a canção de Paulino Gomes Júnior é tida por muitos como tal.
Saiba mais sobre este e os restantes 19 directores na exposição Jornal O Benfica - 75 anos de Missão, no Museu Benfica - Cosme Damião."

Mafalda Esturrenho, in O Benfica

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!