Últimas indefectivações

sábado, 13 de janeiro de 2018

O peso do nome

"Rafael Santos Lisboa é jogador de basquetebol do SL Benfica. Tem 18 anos e fez 15 pontos no jogo contra o Terceira Basket, três triplos num minuto. Sim, é filho de Carlos Lisboa, o melhor jogador português de todos os tempos. E a responsabilidade de trazer o apelido nas costas já é suficientemente grande. Não precisa de comparações nem do elevar de expectativas que quase sempre se fazem nestas situações. Não é caso único no desporto mundial haver pais e filhos a praticar a mesma modalidade. O que é mais complicado é encontrar duplas destas que tenham alcançado enorme sucesso nas suas profissões. Alguém se lembra de um título relevante de Jordi Cruyf? E uma conquista brilhante de Edinho, o filho de Pelé?
No basquetebol também não é caso único. Stephen Curry, por exemplo, estrela dos Golden State Warriors, é filho de Dell Curry, que jogou na NBA, nos Charlotte Hornets. E num exemplo que no diz mais respeito, Jean Jaques, campeão pelo SL Benfica e pela selecção de Angola, também tem um filho a seguir-lhe as pisadas, Jaques Conceição.
Rafael e Carlos são duas pessoas diferentes. E é isso que é preciso entender quando assistimos à chegada à equipa principal de Rafael. Sim, os genes estão lá - e o sonho dos adeptos também -, mas este é o culminar de um percurso nas camadas jovens do clube, após anos de trabalho e dedicação, por parte dele e da sua família. É o prémio para o talento e entrega de Rafael. E ele está a responder como tem feito ao longo de ainda curta carreira: jogando bem, marcando triplos e mantendo aquele sorriso de felicidade que demonstrou no jogo da semana passada. Deixem-no crescer e ser aquilo que ele tiver de ser. Em nome próprio."

Ricardo Santos, in O Benfica

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!