Últimas indefectivações

sexta-feira, 1 de setembro de 2017

Guerra dos Tronos

"Seria bom que alguns dos nossos dirigentes não perdessem um único episódio da 'Guerra dos Tronos'. Tinham muito a aprender.

Sou um admirador confesso da série televisiva Guerra dos Tronos cuja última temporada chegou agora ao fim. Para quem não esteja a par desta fantástica história, escrita por George R. R. Martin sob o título As crónicas de gelo e fogo, trata-se de uma saga que, ao fim e ao cabo, versa sobre as lutas entre várias casas senhoriais cujo objectivo final é a tomada de poder do reino de Westeros. Sendo uma obra de ficção, o seu enredo lembra, em muitos aspectos, a actual situação do futebol português, muito embora tenhamos de reconhecer que não obstante todo o cortejo de conspirações, traições, corrupções e conluios verificados ao longo de cada um dos episódios, tudo acaba no campo de batalha, portanto, sem lugar a qualquer tipo de queixinhas e contra queixinhas entre os contendores.
Como, há pouco, se frisou, estamos, efectivamente, na presença de uma terrível luta pelo poder, um pouco à semelhança do que aconteceu na Idade Média, verificando-se até que os estandartes e os lemas das principais casas senhoriais envolvidas têm alguma semelhança com os que se acham realçados pelas principais forças do futebol nacionais. Com efeito, para além dos dragões da Casa Targaryen, vamos encontrar igualmente o estandarte de leão dourado da Casa Lannister sob lema ouça-me rugir, verificando-se, no que concerne à Casa Arryn, que o animal ostentado é um falcão, muito embora um dos seus principais titulares, Jon Arryn, ostente o título de Senhor do ninho da Águia sob o lema tão alto como o honra. Interessante se torna fazer notar que a saga a que temos aludido chegou a uma situação em que as Casas beligerantes estão a ser confrontadas com o perigo se destruição, por forças alienígenas, do reino que todos almejam. Mas, todos ou quase todos compreenderam, que é urgente um acordo, um compromisso, que têm de unir forças, ainda que temporariamente para impedir a destruição do seu mundo, dos seus próprios interesses. As grandes batalhas, as vitórias e as derrotas, todos o sabem, terão de ser dirimidas no campo, olhos nos olhos, com observância das mais elementares regras de cavalaria.
Seria bom, seria muito bom que alguns dos nossos agentes desportivos não perdessem um único episódio da Guerra dos Tronos. Tinham muito a aprender."

Abrandes Mendes, in A Bola

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!