Últimas indefectivações

quarta-feira, 19 de julho de 2017

A propósito de Ángel Villar

"Há precisamente um ano e nove dias Cristiano Ronaldo, capitão de Portugal, recebeu a taça de campeão da Europa das mãos do presidente interino da UEFA, Ángel Villar. Hoje, Villar, que lidera a Real Federação Espanhola de Futebol há 29 anos, está preso, acusado de corrupção. Este é o mais recente sinal público de como os tempos estão a mudar e a malha apertada chegou em força ao mundo do futebol. De há duas décadas a esta parte, dois fenómenos coexistirem e expandiram-se para alterar o business no beautiful game. O primeiro, associado à lei Bosman, prendeu-se com o aumento exponencial das transferências, colocando os empresários num papel central que não tinham antes; o segundo teve a ver com a entrada em força da televisão no negócio, com todas as perversões que daí acabaram por decorrer. A esta nova realidade emergente nos anos 90, as autoridades fiscais não foram capazes de dar resposta cabal. E tornou-se relativamente fácil e extremamente apetecível negociar por baixo da mesa, dinheiro que saía dos cofres do comprador e até chegar aos bolsos do vendedor fazia a felicidade de muita gente.
A pouco e pouco as coisas foram mudando, a triagem das autoridades passou a ser mais apertada, os países começaram a cooperar tornaram-se frequentes, chegando ao auge no megacaso da FIFA que acabou por custar a presidência a Sepp Blatter e a liberdade a muitos dos seus vice-presidentes. A prisão de Ángel Villa não terá apanhado ninguém de surpresa. E mostra-nos que demasiado tempo no poder desenvolve um sentimento de impunidade muitas vezes fatal..."


José Manuel Delgado, in A Bola

PS: O Delgado está enganado, em Portugal já houve um individuo que se mostrou surpreendido com a prisão do Ángel Villar: Gilberto Madaíl!!!! Pessoalmente, não me surpreende, a surpresa do Madaíl...!!!

1 comentário:

  1. A detenção do Angel Villar só surpreende um "Madaíl".

    Olho para o bicho e vejo o Beto a defender penaltys 2 metros à frente do que devia.

    ResponderEliminar

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!