Últimas indefectivações

quinta-feira, 27 de abril de 2017

Das verdades

"A ideia de Jorge Valdano: quando a grande figura dum jogo que acaba 0-0 é o guarda-redes, o jogo não foi de grande figura. Nem sempre é verdade. Domingo, no Dragão, foi (e não foi - porque houve mais). Foi verdade que Vaná foi grande figura por ter feito com que as suas mãos fossem, por vezes, maiores que a sua baliza. Foi verdade que houve outra grande figura (que não deveria ter havido assim): o árbitro que falhou com os olhos (nos penalties que deixou por marcar e não só) e que os jogadores do FC Porto falharam com os pés, disparatadamente. E foi verdade que o FC Porto mostrou o que já se lhe insinuara: falta de estofo de campeão. Sim, quando o Ghandi dizia:
- A coragem nunca foi questão de músculos, é questão de coração...
... não estava a falar de futebol, porque se estivesse não se esquecia da cabeça. O problema do FC Porto, contra o Feirense, não foi, só esse - foi não ter percebido (do treinador aos jogadores) outras coisas mais. Por exemplo o que Rinus Michels percebeu há muito tempo:
- O futebol era um jogo de acertos, hoje é um jogo de erros. Ganha quem souber explorá-los melhor, quem não os cometer tanto. Antes os espaços tinham de ser organizados, agora tem se ser criados...
... criados com argúcia. Não o percebeu - e não percebeu que, no futebol, a direcção certa é mais importante que a velocidade (ou a vontade desesperada). Que o afogadilho (ou o frenesim desesperado) só tira a serenidade dos pés dos jogadores, só lhes atrapalha o critério. (Sim, foi por isso que o FC Porto caiu no inferno que criou). E que quem joga assim, sobre as brasas que cria, falhando golos sobre golos por mais figuraça que tenha havido no guarda-redes - não perde só o jogo que empata, perde a moralidade para se desculpar com o árbitro. Mas mais: não ganhando ao Feirense (e ao Setubal) mesmo contra os erros dos árbitros (e o resto) só por despautério pode, depois, vir falar da Liga Salazar (mesmo ignorando ou esquecendo a história do Benfica com Salazar, a sua verdade...)."

António Simões, in A Bola

PS: Não foi fácil publicar esta crónica... a facilidade com que as queixas hipócritas e mentirosas dos Corruptos sobre as arbitragens, são aceites como verdade incontestável, pelos jornaleiros, é inacreditável!!! Mas a Liga Salazar acabou por 'salvar' esta crónica!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!