Últimas indefectivações

terça-feira, 7 de março de 2017

Uma imagem, várias histórias

"Um estádio, um jogo, dois futebolistas, dois clubes, duas competições e a vontade e determinação de dirigentes e massa associativa retratados numa única fotografia.

No dia 14 de Fevereiro de 1960, o Benfica e o Vitória de Guimarães disputaram no Estádio da Luz a 18.º jornada do Campeonato Nacional de futebol. Roland Oliveira, como habitualmente, esteve na Luz nesse domingo e registou o desafio. Mas fez mais: numa única imagem, Roland conseguiu captar um estádio, um jogo, dois futebolistas, dois clubes, duas competições e, sobretudo, a vontade e determinação de dirigentes e massa associativa em prol do seu clube, o Benfica.
Na fotografia, que dois dias depois foi capa do jornal Record, vê-se em primeiro plano um jogador de cada uma das equipas À direita, José Águas (1030-2000), jogador português, natural de Angola, que actuou de 'águia ao peito' durante catorze épocas (1949/50-1962/63) e, à esquerda, Edmur (1929-2007), jogador brasileiro que durante três épocas (1959/60-1960/61) representou o clube 'vimaranense'. Nesse dia, para além de lutarem, em nome dos seus clubes, por uma melhor pontuação no Campeonato Nacional, Águas e Edmur lutavam por uma 'melhor classificação na lista dos mais cotados «artilheiros» do nosso futebol'. Com 15 golos, os dois avançados encontravam-se empatados na disputa pela Bola de Prata, o troféu instituído pelo periódico A Bola para premiar o melhor marcador da prova. No final, o título de melhor marcador coube a Edmur e Águas, que já detinha três Bolas de Prata de épocas anteriores, foi recompensado com o título de campeão nacional.
Num plano mais recuado, por trás dos jogadores, do relvado e das bancadas, repletas de gente, eis a primeira grande conquista dos benfiquistas na década de 1960: a construção do 3.º anel. A vontade e determinação dos dirigentes do Clube e o apoio dos sócios materializava-se uma vez mais. Depois do estádio próprio (1954) e das torres de iluminação (1958), construía-se a primeira fase do terceiro anel de bancadas, que ampliaria a lotação do Estádio de 45 mil para 66 mil lugares. Em apenas seis anos, o Sport Lisboa e Benfica ampliava o seu património, passando de um estádio alugado com capacidade para 20 mil espectadores para um dos maiores estádios da Europa.
Pode ver esta e outras fotografias na exposição Roland Oliveira, em exibição na Rua do Jardim do Regedor, em Lisboa."

Mafalda Esturrenho, in O Benfica

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!