Últimas indefectivações

terça-feira, 31 de maio de 2016

A despedida do 'Capitão Coragem'

"Alas formadas pelas equipas do Benfica, Vitória de Setúbal e FC Porto e aplausos calorosos na despedida de Francisco Ferreira.

Três anos após a sua festa de homenagem, ensombrada pela tragédia do Torino FC realizou-se a festa de despedida de Francisco Ferreira.
A 7 de Setembro de 1952, era chegado o momento que todos esperavam... No Estádio Nacional, formaram-se alas compostas pelos jogadores do Benfica (A e B), Vitória de Setúbal e FC Porto, e milhares de pessoas aplaudiram a entrada do 'maior e mais popular «ídolo» do futebol português', que recebeu desta forma o carinho de todos os presentes na sua festa de despedida. A sua dedicação permitiu que Francisco Ferreira se tornasse 'o símbolo perfeito da popularidade imensa de que goza o seu Clube'.
Comparecem nesta despedida algumas das mais altas individualidades, incluindo o presidente da FIFA, Jules Rimet. Aos discursos proferidos por Ribeiro dos Reis e pelo homenageado, segui-se o encontro principal da tarde, entre o Benfica e o FC Porto. A escolha da equipa adversária foi criteriosa, uma vez que o FC Porto tinha sido a primeira equipa de Francisco Ferreira enquanto jogador da 1.ª categoria de Portugal, com apenas 17 anos. Mas foi no Benfica que 'à medida que o tempo decorria, Francisco Ferreira ia conquistando (...) um lugar de proeminência'.
Ao fim dos primeiros 15 minutos da partida, Francisco Ferreira, juntamente com Rogério - o novo capitão da equipa 'encarnada' - dirigiu-se ao banco para ir buscar o seu substituto, Fernando Calado. Acompanhado pela equipa, Francisco Ferreira deu uma volta de honra ao relvado do Estádio Nacional, 'ouvindo do público os últimos aplausos fortes, entusiastas e sinceros'.
O encontro entre as duas equipas prosseguiu e terminou com a vitória do Benfica por 1-0, com um golo de Corona.
Francisco Ferreira jogou 14 épocas de 'águia ao peito', entre 1938/39 e 1951/52. Conquistou quatro Campeonatos Nacionais, seis Taças de Portugal e um Campeonato de Lisboa. Foi capitão da equipa do Benfica na época 1939/40 e entre 1942/43 e 1951/52. A sua festa de despedida permite-nos perceber que foi um dos atletas mais idolatrados do seu tempo.
Pode saber mais sobre o 'capitão' Francisco Ferreira na área 23. Inesquecíveis do Museu Benfica - Cosme Damião."

Marisa Manana, in O Benfica

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!