Últimas indefectivações

terça-feira, 15 de março de 2016

"Pouco menos que fantasmagórico"

"Chuva e choro num dos clássicos mais trágicos da história do futebol português.

Na tarde de 22 de Janeiro de 1979, acorreram ao Estádio da Luz setenta mil pessoas. Uma enchente total para assistir a mais um clássico do futebol nacional: o desafio Benfica - Futebol Clube do Porto, a contar para a 17.ª jornada do Campeonato Nacional 1978/79. Porém, o domingo de bom futebol por que todos aguardavam não se concretizou. Equipas e adeptos enfrentaram uma invernia rigorosa e o jogo realizou-se, a custo, sob uma 'chuva inclemente'. Apesar dos esforços de ambas as partes, de futebol houve muito pouco, como relata a imprensa da época.
A chuva caía intensa e ininterrupta. Após os primeiros dez minutos de jogo, o relvado transformou-se num autêntico 'pântano verde', 'revolto e pastoro'. 'Jogar «bonitinho» não era para aquele terreno'. Cada toque ou drible transformavam-se 'em lances perigosos', 'com a bola aqui e além a parar ingloriamente num charco de água'. Ao longo dos noventa minutos, as condições climatéricas adversas insistiam em prejudicar o rendimento das equipas. O 'relvado parecia manteiga' e os jogadores viam-se forçados a efectuar 'as mais diferentes piruetas na tentativa de colocar o esférico jogável'. Entre um lance e outro, lá 'resvalavam em acrobacias quase grotescas por sobre aquele vastíssimo lençol de água'.
Mas não ficou por aqui. Como se não lhe bastasse ter sido 'disputado sobre um mar de lama e sob quilolitros de água, num «ambiente» meteorológico pouco menos que fantasmagórico', o semblante do clássico carregou-se ainda mais. A cerca de dez minutos do fim, o pior aconteceu: o portista Marco Aurélio, 'ao disputar ardorosamente a bola com Toni, sofreu uma grave lesão: fractura exposta da tíbia e do perónio'. Aí, não foi só o céu que desabou na Luz. Toni, o capitão 'encarnado', ao aperceber-se da lesão do adversário, '«explodiu» num colapso nervoso e pediu a sua rendição chorando copiosamente'. O infeliz incidente a todos impressionou e, ainda hoje, vários dos jogadores presentes afirmam ter sido a pior lesão a que assistiram em toda a sua carreira.
No Museu Benfica - Cosme Damião, na área 22. De águia ao peito, encontra informações sobre Toni e os outros jogadores que representaram o Benfica neste clássico."

Mafalda Esturrenho, in O Benfica

3 comentários:

  1. outros tempos...seguramente melhores...

    ResponderEliminar
  2. Eu estava ali no 3ºAnel com o meu pai!! Tinha 11 anos e lembro-me bem do que passei para conseguir ver o jogo, com aqueles guarda-chuvas todos à minha frente! Tb me recordo do infeliz lance e da reação do Toni, desesperado. Dos golos não tenho ideia mas lembrava-me do resultado.
    Afortunadamente continuo a poder ir à Luz com o meu pai, como ontem, agora com a companhia do meu filho. Para o 3ºAnel, claro, que apesar de ser incomparavelmente mais confortável, para mim não tem a mesma Mistíca...benfiquices minhas. ;)

    Abraço e Viva o BENFICA!

    ResponderEliminar
  3. P.S.- Obrigado pela partilha e por me teres tirado uma dúvida. Já tinha encontrado a foto do 3ºAnel mas sem legenda e tinha quase a certeza que era deste jogo...agora tive a confirmação. :)

    ResponderEliminar

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!