Últimas indefectivações

quarta-feira, 9 de setembro de 2015

O desporto e os refugiados

"Após a II Guerra Mundial, 1,6 milhões de alemães que tradicionalmente habitavam na Checoslováquia foram expulsos, abandonando as suas casas. Miroslav Vanek, um dos mais ilustres pioneiros da psicologia do desporto mundial e segundo presidente da Sociedade Internacional de PD, era então um jovem oficial checo cumprindo o serviço militar. Como outros oficiais, recebeu ordens para ocupar uma dessas habitações que muitos utilizaram como casa de campo. Se recusasse, poderia vir a ter graves problemas e ser considerado nazi. Assim, Vanek, que assistira de coração partido à tragédia daquelas famílias deslocadas, contou-me uma tarde em sua casa, ainda emocionado passados 50 anos, que escolheu a casa mais degradada e destruída de entre todas.
Miroslav Vanek era um humanista. Foi o primeiro psicólogo do desporto do mundo a participar em Jogos Olímpicos (México, 1968). Dedicou a vida a promover os valores humanos do desporto na sua abordagem com atletas e nas suas funções internacionais. Contribuiu para a cooperação internacional, designadamente entre colegas dos blocos comunista e ocidental, beneficiando de falar cinco idiomas. O único caminho possível para o desporto é o dos valores humanistas. Sem isso não encontra justificação porque não respeitará o indivíduo e a Sociedade. Será apenas espectáculo, porventura bárbaro. Têm sido tímidas as intervenções do mundo do desporto relativamente aos refugiados. O minuto de silêncio da Selecção Nacional de futebol foi bonito. Urge agora outro nível de acção. O Futebol Clube do Porto propôs que seja doado um euro por bilhete nos jogos da Champions e o Bayern de Munique ofereceu a colocação de jovens num centro de estágio e um milhão de euros, assumindo ambos o que designam de responsabilidade social. Celtic e Borussia Dortmund anunciaram outras iniciativas. Adeptos organizados dos campeonatos alemães e ingleses exibem faixas dando as boas-vindas aos refugiados. São exemplos a seguir e a ampliar."

Sidónio Serpa, in A Bola

PS: Desta vez os Corruptos, em vez de uma ajuda directa aos necessitados, resolveram apelar aos outros para doarem, sendo que estou para ver, se eles vão ajudar (€1 por cada bilhete vendido na Champions)!!! Até porque, ninguém sabe quantos bilhetes são vendidos no antro Corrupto!!! As vitimas das enchoradas na Madeira, por exemplo, ainda estão à espera...!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!