Últimas indefectivações

segunda-feira, 28 de setembro de 2015

Arbitragem sempre mira de Bruno

"O caminho do confronto é perigoso, não tem meio-termo e precisa do cimento dos resultados desportivos para ter viabilidade...

O Sporting, pela palavra do seu presidente, apontou baterias à arbitragem e explicou todos os males que assolam o futebol do clube com o trabalho dos árbitros, o último dos quais Artur Soares Dias. O presidente da Assembleia Geral também ajudou à festa e o treinador não deixou de mostrar desagrado pelo trabalho do juiz da partida do Bessa. Porém, ao contrário de Bruno de Carvalho, Jorge Jesus teve a lucidez suficiente para fazer alguns reparos pertinentes: em primeiro lugar, o Sporting não fez um bom jogo, longe disso; em segundo lugar, o rendimento dos suplentes utilizados deixou muito a desejar; e, em terceiro lugar, faltou criatividade nas situações de um-contra-um. Jesus anda no futebol há demasiado tempo para não saber que por vezes dá jeito mascarar algumas situações, remetendo culpas próprias para terceiros e assim ganhar tempo para proceder às necessárias afinações. Por isso, não deixa de alinhar nas críticas à arbitragem; mas quando diz, por exemplo, que houve défice de criatividade, é inevitável que, de imediato, se pense em André Carrillo, o jogador mais criativo do plantel leonino e também o mais forte nas situações de um-contra-um. Francamente, sem estar dentro da cabeça de Jorge Jesus, custa-me a crer que o treinador do Sporting não estivesse a pensar no internacional peruano quando apontou aquela carência do futebol do Sporting. André Carrillo é o ausente mais presente da história recente do Sporting, sem que se vislumbre uma solução em que todas as partes envolvidas não percam (mais o clube do que o jogador, isso sem dúvida).
Bruno de Carvalho - e isso ficou bem à vista na intervenção que fez na Assembleia Geral de ontem - está a dramatizar o discurso, ciente da importância dos resultados desportivos imediatos para a viabilidade do projecto em curso. Por isso ataca de forma radical alegados oposicionistas (quem serão os seis a quem se refere?), não mede palavras para zurzir os rivais (Benfica à cabeça, depois da deselegância de Carnide) e coloca em xeque antigos dirigentes que se entregaram ao clube, a maior parte deles com prejuízos das vidas pessoais e profissionais.
É um caminho perigoso, sem meio-termo, que sobreviverá apenas enquanto o cimento dos resultados desportivos mantiver o edifício em pé...

Assim se passa ao lado de uma grande carreira
«Não é preciso ser humilde para se ser árbitro, é preciso ter um ego do tamanho do mundo.»
Bruno de Carvalho, Presidente do Sporting
Bruno de Carvalho não poupou nas palavras para zurzir Artur Soares Dias (que o considerou expulso, por factos ocorridos depois do apito final) e teve esta curiosa expressão sobre a necessidade de um grande ego para se vingar na arbitragem. O presidente do Sporting, numa rápida introspeção, certamente concluirá que passou ao lado de uma grande carreira.

ÁS
Miguel Oliveira
A vitória no Grande Prémio de Espanha e a subida ao terceiro lugar no Mundial de Moto 3 são sinais de talento e capacidade do corredor de Almada. Por isso, de olhos postos no Moto 2 do próximo ano e até noutros horizontes mais ambiciosos, todas as esperanças são legítimas. Há um português a dar cartas no motociclismo mundial

ÁS
Jonas
Semana após semana derrama futebol cinco estrelas pelos relvados portugueses. O golo de bandeira que marcou ao Paços de Ferreira foi apenas o episódio mais recente de uma história de sucesso de um jogador que andava perdido em Valência e veio encontrar no Benfica o sítio certo para se renovar. E Dunga, andará de olhos abertos?

DUQUE
Sepp Blatter
Penoso final de mandato do ainda presidente da FIFA. O garrote está cada vez mais apertado e a figura de Blatter na liderança da FIFA não passa já de um cadáver adiado. Com tudo o que estava a acontecer era impossível que a investigação não chegasse a Sepp Blatter. A ver vamos, a seguir, o que se passará com Michel Platini.

Messi lesionado
Como vai reagir o Barcelona à ausência - prevêem-se dois meses em doca seca -  de Leo Messi? A resposta terá de ser dada pelas outras estrelas planetárias dos 'culés', Suarez, Neymar, Iniesta e companhia. É bom não esquecer que, no último jogo da 'pulga', sem limitações, o Barcelona foi goleado por 1-4 em Vigo, o que indica um apagão que vai para além do génio argentino. Provavelmente, nas próximas oito semanas, veremos um Barça mais colectivo, sem esperar que seja o suspeito do costume a resolver os problemas de todos...

A maior vitória da história de Gales
Quem o diz é o 'Wales on Sunday'. O triunfo de Gales, em Twickenham, sobre a Inglaterra, num jogo de cortar a respiração, 80 minutos de puro deleite para quem gosta de râguebi, foi o mais importante da história daquela nação de râguebi. Feitas as contas, a Inglaterra pode nem passar da primeira fase..."

José Manuel Delgado, in A Bola

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!