Últimas indefectivações

quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Nomes e originalidades clubistas (II)

"Ontem falei do SCP que, segundo o seu presidente, é o único clube dos grandes que é de Portugal. Logo me lembrei do Atlético Clube de Portugal. Só não vi ninguém no clube de Alcântara dizer que isso o superiora em relação aos demais clubes da cidade, província ou bairro. A propósito de bairros, há o Clube Oriental de Lisboa que é uma excepção quanto ao nome simplificado: nem o primeiro, nem o último, mas o do meio, Oriental. Além dele, também a Académica entre Associação e Coimbra.
Na Madeira há uma certa barafunda geográfica que, provavelmente, levaria Bruno de Carvalho a insurgir-se, caso fosse presidente do Marítimo. É que dos 3 principais clubes, o que tem a palavra Madeira no seu nome oficial não é como tal reportado. E os outros que não têm referência geográfica acoplaram o nome da região. Assim, o Marítimo da Madeira é mais conhecido por Marítimo do Funchal. O Clube Desportivo Nacional toma o nome comum de Nacional da Madeira e o Clube de Futebol União é, para todos os efeitos, o União da Madeira.
O nome simplificado do Clube de Futebol 'Os Belenenses' (finalmente um clube de futebol à portuguesa, e não um futebol clube à inglesa!) é... o Belenenses, numa errada conjugação do artigo singular e do substantivo plural!
Sempre polémicos são os casos do Setúbal e do Guimarães, embora os nomes das cidades não façam parte da designação oficial. Por isso, compreendo o esforço para serem tratados por Vitória, sendo que um é Vitória Futebol Clube e o outro é Vitória Sport Clube. Por fim, o Estoril-Praia que, fora da época balnear, deixa cair o Praia para ser tão-só Estoril."

Bagão Félix, in A Bola

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!