Últimas indefectivações

sexta-feira, 23 de maio de 2014

Cheira bem, cheira a Lisboa

"Lisboa, capital do Mundo. Por estes dias assim é, e graças ao futebol. Há pelo menos dez anos que a maior cidade portuguesa não recebia tanta visibilidade, e deste feita sem os custos associados ao Euro 2004. A final lisboeta da Liga dos Campeões é, provavelmente,  melhor negócio da história da capital de Portugal: é a cidade mais falada do Mundo, dos pastéis de Belém aos becos de Alfama, do 28 para a Graça à movida do Bairro Alto, tudo serve para motivo de reportagem e divulgação dos media à escala planetária. Lisboa deve, pois, estar grata ao futebol; e particularmente a Fernando Gomes que teve engenho e arte para usar o centenário da Federação Portuguesa de Futebol como argumento para invocar uma excepção e colocar a decisão da Champions num estádio com 15 mil lugares a menos do que está previsto para jogos desta natureza. Lisboa deve, também, estar orgulhosa da forma como a sua Câmara Municipal agilizou processos e preparou a cidade para acolher a maior invasão espanhola de sempre (e desta vez sem Filipes...).
Quanto ao jogo de sábado, que opõe os rivais madrilenos, algumas curiosidades servem para apimentar ainda mais o duelo: Real Madrid e Atl. Madrid nunca venceram qualquer jogo oficial em Lisboa. Nem jogaram, a doer, no Estádio da Luz. Mais ainda, Real Madrid e Atl. Madrid nunca ganharam com o holandês Kuipers a arbitrar...
Finalmente, os portugueses, Pepe em dúvidas por lesão, Fábio Coentrão em dúvida por opção, Cristiano e Tiago prontos para a luta... Não faço segredo da minha costela merengue; nem da admiração por estes colchoneros, provavelmente a equipa mais solidária de todos os tempos. Mas o que quero acima de tudo é que, a pensar do Mundial, não haja danos colaterais..."

José Manuel Delgado, in A Bola

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!