Últimas indefectivações

quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

É assim que se perdem campeonatos

"Este Campeonato - disse-o logo no principio da época, após o anúncio das promoções e despromoções dos árbitros Portugueses na UEFA - vai ser decidido pelas arbitragens, como aconteceu, aliás, em anos anteriores. Este ano, até ao jogo na Luz com o FCP, não houve em geral razões de queixa nem das nomeações nem das arbitragens. O Campeonato esteve equilibrado, não foram nomeados árbitros que normalmente prejudicam o Benfica (Proença, Benquerença & C.ª). O jogo da Luz, no entanto, foi antecipadamente condicionado pelos Portistas, que lembraram logo que João Ferreira tinha sido “O árbitro do  túnel” (alusão aos graves incidentes de há três anos que levaram à condenação de Hulk e Sapunaru e em que o relator dos incidentes foi precisamente João Ferreira).
No final do jogo, sem qualquer fundamento, treinador e presidente do FCP lançaram-se de imediato numa campanha contra a arbitragem, numa linguagem exacerbada, histérica, da parte de Vítor Pereira, como é costume, cínica, como nos habitou, da parte de Pinto da Costa. E o que fez o Benfica? Calou-se. Encolheu-se. Deixou passar a ideia de que havíamos sido beneficiados. Vieira e Jesus elogiaram a arbitragem, em vez de dizerem que foi, como deviam ser todas, imparcial: João Ferreira condescendeu nalguns lances dum lado e de outro; errou para os dois lados, coisa a que não estamos habituados nestes "clássicos".
A verdade é que, quando precisa de pressionar, o FCP faz notícia, fala a uma só voz, indigna-se (sobretudo se não tiver razão), e chega mesmo ao ponto de dar uma conferência de imprensa, como fez há dois anos, com um vídeo habilidoso a denunciar a arbitragem de Duarte Gomes (lembram-se?), na véspera de um novo clássico na Luz. E o Benfica o que faz? Reage em vez de agir: em vez de o fazer no dia seguinte, põe a circular na net, alguns dias depois, um vídeo com um ar clandestino que mostra jogadas duríssimas de jogadores do FCP que passaram impunes, a responder a outro do FCP. Quando sente que está em perigo, que é preciso juntar as tropas, o FCP, mesmo sem razão, grita para o exterior a sua indignação. O Benfica, cheio de razão, sussurra para dentro, para os seus adeptos, uma denuncia envergonhada.
Entretanto, o FCP marcou pontos, já condicionou as futuras arbitragens, já fez passar impunemente a ideia de que foi prejudicado, já obrigou Vítor Pereira (estou a falar do que nomeia os árbitros, não do que se queixa deles!) a vir explicar-se e confessar que só não nomeou Pedro Proença (o tal que deu o Campeonato ao FCP no ano passado), porque estava de férias! E, na véspera do jogo em Setúbal Vítor Pereira insistiu na mesma tecla: veio dizer que temia as próximas arbitragens. O resultado não se fez esperar. Foi nomeado  Pedro Proença, o árbitro que Pinto da Costa queria na Luz, o mesmo que no ano passado deu o Campeonato ao FCP e que, na última jornada, foi novamente nomeado para o jogo da consagração. O resultado não se fez esperar: PP fez uma arbitragem habilidosa indigna de um árbitro que acaba de ser consagrado o melhor árbitro Europeu(!), que desta vez ajudou o FCP nos últimos minutos, quando com a resistência do Vitória.
A conclusão é que, em matéria de futebol, continuamos a ser amadores, onde está o departamento de comunicação? Onde pará João Gabriel? Ainda está no Benfica? E se não está, quem o substituiu? E quem lidera a Direcção do Futebol? E o que faz Rui Costa no Benfica? E o Carraça? É assim, meus senhores, que se perdem Campeonatos! E, no fim a culpa vai ser do treinador! Por que razão Vieira, que está a renovar contractos com vários jogadores, não renova com Jesus. Porquê? Porque precisa de um 'bode expiatório', no caso de mais do que provável, de que as coisas corram mal e que o Benfica, com duas ou três arbitragens habilidosas, apesar de ser a melhor equipa, como aconteceu nos últimos anos, acabe por perder o Campeonato. Estive há dias em Jerusalém, onde consta que Jesus (o de Nazaré) fazia milagres. Mas onde também me lembraram que acabou crucificado!
Quando será que Vieira, abre os olhos? Quando será que o Benfica decide ter uma estrutura profissional para o futebol? Quando será que deixa de ser vitima e leva às últimas consequências os desabafos que, todos os anos, o Presidente, quando já não há nada a fazer, lança aos microfones e perante as câmaras, e que só servem para dar boa consciência mas não repõem a verdade nem devolvem títulos nem Campeonatos?"


PS: Hoje discordo de vários pontos do discurso do António Pedro:
1) Não precisei de saber as promoções dos árbitros, para saber que o Campeonato ia ser condicionado pelas arbitragens!!!
2) O Campeonato até agora esteve equilibrado, é verdade, mas apesar de não termos tido Proenças e Benquerenças a apitar os nossos jogos, já nos roubaram 4 pontos (2 pelo Soares Dias, e 2 pelo Xistra), e os Corruptos já têm pelo menos 4 pontos a mais, portanto devíamos ter 8 pontos de vantagem!!!
3) Também acho que a resposta ao Benfica no geral foi deficitária, mas o Presidente até respondeu muito bem. Numa situação inversa, a resposta do Vieira seria a principal notícia!!! O problema é que independentemente das reacções do Benfica, a relevância pública dos assuntos, é influenciada decisivamente pelos avençados nas TV's, nos Jornais e nas Rádios... a partir do momento que o penalty sobre o Garay foi escondido, nada travaria a onda Corrupta...
4) É errado confundir a pressão pública dos Corruptos em 'cima' dos árbitros, com a influência dos Corruptos junto desses mesmos árbitros... Uma coisa é 'comprar' jogos', e isso é feito nos recantos escondidos da Madalena... outra coisa são as estratégias públicas de vitimização, que servem essencialmente de álibi para futuros benefícios... São coisas diferentes.
5) O mito da estrutura profissional corrupta vs. a estrutura amadora do Benfica, também já chateia!!! Eles não ganham os jogos dentro do campo, nem aos microfones, nem com os comunicados, eles ganham os títulos de joelhos, com as pernas abertas, e os traseiros virados para o ar...!!! E o resto é conversa...
6) Eu renovava já com o Jesus. Mas muitos daqueles que agora exigem a renovação, são os mesmos que caso o Benfica não seja Campeão, vão criticar o Vieira por ter renovado com o Jesus prematuramente e depois ser obrigado a pagar uma indemnização milionária para ele se ir embora!!!
7) Mas a minha grande divergência com o António Pedro é no excessivo optimismo do nosso consócio!!! Enquanto o António Pedro Vasconcelos pensa que as actuais decisões da Direcção do Benfica, em matéria de comunicação, podem decidir o Campeonato, eu acho que o Campeonato já está decidido há muito tempo: e foi decidido, novamente, nas casas de alterne... Muito sinceramente até acho esta opinião algo ingénua .. o Benfica não vence um Campeonato em luta directa com os Corruptos há muito tempo, muito tempo mesmo... e neste momento, apesar da qualidade da nossa equipa, e do nosso treinador, nada me leva a pensar que desta vez vai ser diferente - e o calendário da Liga Europa até pode ajudar a prejudicar!!! -, a impunidade continua, dentro do campo, na justiça desportiva, na justiça criminal, até na justiça popular. Afirmo com muita pena, e esperando estar enganado, só um 'acidente' muito grave, por levar o Benfica a ser Campeão, independentemente das potenciais reacções fortes, ou suaves na imprensa.

2 comentários:

  1. desculpa lá mas: à muito tempo, escreve-se com h

    imperdoável meu caro

    ResponderEliminar
  2. abidos,
    que ps mais patético o teu! Um festival de estupidez!
    Nem precisavas de 7 pontos para transmitir a tua ideia: é proibido criticar a gestão de Vieira! francamente.


    ResponderEliminar

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!