Últimas indefectivações

quarta-feira, 4 de dezembro de 2024

Os méritos de Lage


"Esta subida de forma não se deve a nenhum jogador, dirigente ou apenas a uma evidente queda de forma dos nossos rivais. Deve-se muito ao dedo do nosso treinador que apresenta ‘nuances’ táticas que apesar do pouco tempo que teve demonstrou conhecer (ou não se agarrou apenas a um modelo como Schmidt) e até apresentou novos modelos dentro do mesmo sistema (4-4-2, 3-4-3, 4-1-4-1, etc.) E acho que os méritos no nosso treinador podem ser apresentados por estes tópicos:

Construção de Jogo
Bruno Lage tem mérito em vários aspetos, começando pela construção de jogo, onde apostou na construção a 3 com o Carreras a fazer de 3.º central. Na minha opinião, o Carreras destaca-se nesta função por não ser particularmente rápido e por ser muito forte no passe, algo que parece já estar no seu repertório e que melhorou ainda mais com a confiança que lhe foi dada.

Gestão de Di María
Outro grande mérito do Lage é a gestão do Di María. Para além de ajustar o posicionamento do Aursnes para médio interior direito, aliviando muito o desgaste do Di María e permite combinar bem com o Bah, o Lage também soube gerir os minutos em campo e o esforço do craque argentino. A retirada do Di María da seleção ajudou muito a potenciar ainda mais a forma dele.

Confiança em Florentino
Florentino recuperou a confiança que não tinha desde os primeiros meses de Schmidt, quando jogava ao lado de Enzo. O conhecimento de Lage é grande porque já o treinou na equipa B e lançou na equipa A.

Aursnes, todo-terreno
Aursnes tem sido fundamental como médio interior direito, desempenhando uma função box-to-box, onde auxília na pressão, fecha bem o lado direito, reduzindo o desgaste do Di María, e combina de forma eficaz com o Bah.

Kerem, a revelação
Encaixou como uma luva na posição de extremo esquerdo, desempenhando a função de avançado interior e, em algumas ocasiões, de segundo avançado mais aberto. Isso tem potenciado o jogo do turco, que é muito forte na finalização e na procura de espaços.

Kökçü a 10
Já o Kökçü começou a época em alta na função de 10 mais clássico, mas é importante considerar alternativas como Amdouni (a 2.º avançado), Rolheiser (a médio interior esquerdo/10) ou até Arthur (ponta de lança combinando com Pavlidis), caso a forma do turco continue a cair.

Jogos de Destaque
Em termos de jogos, destacam-se pela positiva as partidas contra o Atlético de Madrid, Bayern e Porto. Nos jogos em casa contra o Atlético e o Porto, os resultados e as exibições foram uma consequência direta dos ajustes táticos do Lage.
No caso do Bayern, embora possa parecer estranho colocar este jogo no lado positivo da moeda, acho que o Lage acertou na estratégia ao segurar o empate até aos 60 minutos e poupar jogadores para o clássico contra o Porto."

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!