"Os adeptos têm acesso a uma enorme quantidade de conteúdo desportivo em múltiplas plataformas, mas este ecossistema é cada vez mais complexo e pode impactar o envolvimento e a paixão da próxima geração de adeptos de desporto. Estas mudanças também podem apresentar inúmeras oportunidades para os clubes e atletas se conectarem com os adeptos e criar ligações mais profundas com eles.
As tecnologias emergentes e as formas de produzir entretenimento estão a criar novas possibilidades para toda a indústria desportiva e a avançar na era dos desportos com experiências imersivas. Nesta nova era, os adeptos podem até esperar em criar as suas próprias realidades desportivas digitais, feitas à medida dos seus gostos particulares. Com esta nova realidade de desportos fragmentados, nem todos os espetadores terão a mesma experiência, mesmo assistindo ao mesmo evento desportivo ao vivo.
Os adeptos vão poder escolher perfeitamente quais os recursos que desejam utilizar para satisfazer as suas necessidades a qualquer momento de uma transmissão. Os desportos imersivos vão integrar canais e plataformas digitais para responder aos desejos dos adeptos proporcionando assim um nível de personalização imbatível.
Atualmente existem cerca de 200 modalidades reconhecidas oficialmente e mais de 800 modalidades e variações não cobertas ou supervisionadas por federações, ligas ou associações. Percebe-se por estes números que nas últimas décadas, particularmente desde a mudança do século, que surgiram novos desportos de acordo com as novas exigências dos consumidores.
Claro que, dentro das 200 modalidades oficiais, existe um grupo restrito delas que congrega muitas audiências, patrocinadores importantes, centenas de milhões de adeptos e receitas e lucros avultados. Num nível seguinte existem outras modalidades de menor dimensão, mas de enorme relevância para determinados segmentos de consumidores e, finalmente, modalidades muito pequenas que procuram satisfazer pequenos nichos de mercado.
Espera-se no futuro que, em cima das 200 modalidades oficiais e das restantes 800 variações atuais, surjam ainda milhares de inovações que vão fragmentar o mercado de uma forma profunda e irremediável. Para além da esperada fragmentação, assistiremos a uma fusão dentro do mercado do entretenimento com a criação de eventos, competições e provas que vão mesclar diferentes modalidades, atletas masculinos, femininos e robots, ou até desporto com música, sempre suportados com uma dose massiva de tecnologia.
Através de algum pensamento lateral e alguma criatividade não será difícil imaginarmos eventos no futuro de corridas ou futebol praticado por drones ou ainda dronesurf ou drone boarding, combinações perfeitas para entusiasmar a geração. Teremos assim em simultâneo a oportunidade de expandir até as modalidades tradicionais para novos territórios e para novos segmentos."
Sem comentários:
Enviar um comentário
A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!