Últimas indefectivações

segunda-feira, 24 de junho de 2019

Inquietante texto de Poiares Maduro

"Miguel Poiares Maduro, advogado e professor universitário internacionalmente conceituado, com cargo de elevada responsabilidade na Universidade Europeia de Florença, escreveu, este último sábado, um artigo inquietante no Expresso. O título tinha tanto de sugestivo como de acusador: «FIFA, o cartel de Zurique».
Ao longo de um texto preciso e fundamentado, Poiares Maduro falou-nos da cartelização da FIFA e da UEFA, onde uma estrutura de fidelização e clientelismo continua a manter uma cultura de seguidismo e de ausências de criticismo interno ou de fiscalização.
«A esta concentração de poder e dinheiro correspondem mecanismos frágeis de controlo independente. Não exista verdadeira separação de poderes e os órgãos disciplinares e de controlo ético e financeiro raramente são independentes» - escreveu Poiares Maduro, que pergunta: «Que controle se pode esperar de quem provém, ou está na dependência daqueles que é suposto controlar?»
Ora, Poiares Maduro sabe bem do que fala. Ele foi eleito, em 2016, para desempenhar o cargo de chairman do comité de governação da FIFA e passado pouco tempo abandonou funções sem justificação pública, mas deixando no ar a ideia de que não podendo acabar com velhos vícios, não queria pactuar com eles e com quem tão poderosamente os protegia.
Apesar da coragem da denúncia, Poiares Maduro admite que a política se deixou capturar pelo futebol e daí que não esteja optimista quanto ao futuro. De facto, Bruxelas prefere a institucionalização das suas burocráticas banalidades, ao incómodo de uma acção fiscalizadora em Zurique ou em Nyon."

Vítor Serpa, in A Bola

1 comentário:

  1. "...a Política deixou-se capturar pelo Futebol e daí que não esteja optimista para o futuro…" !!! Foi preciso Poiares Maduro ir para Bruxelas para o descobrir ? Temos montes de exemplos aqui em Portugal , sobejamente conhecidos de todos. O HIPÓCRITA e fingido, Vitor Serpa, também o sabe .

    ResponderEliminar

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!