Últimas indefectivações

segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Uma questão de coerência

"Resistiu, até esta segunda-feira, o Sport Lisboa e Benfica a entrar numa discussão que entendeu ser natural num primeiro momento, mas que no tempo e no tom em que a mesma se está a prolongar é completamente absurda e merece repúdio.
Sejamos sérios. Há lances de dúvida no jogo? Claro que há, como há em todos os jogos com a intensidade em que decorreu o jogo do passado sábado. Os lances duvidosos repartiram-se, mas os reparos e acusações limitaram-se a apontar, de forma parcial, prejuízos apenas para o Sporting Clube de Portugal.
É claro que a omissão, por parte do operador televisivo, da linha virtual em alguns casos e da má colocação da mesma em outros também contribuiu para desvirtuar a análise de alguns lances.
A discussão faz parte do Futebol e por isso é legítimo que o Sporting peça os relatórios que entender sobre o jogo, e que disso dê publicidade nos jornais que entende, mas seria coerente que pedissem, com a mesma indignação que publicamente têm exibido, os relatórios do jogo com o Benfica em Alvalade, com a Académica em Coimbra, com o Olhanense no Algarve e com o Marítimo, também em Alvalade.
Não podemos reclamar apenas de algumas cenas do filme, temos de ser coerentes e ter memória do filme todo. Quando assim não acontece perdemos credibilidade e ficamos reféns da demagogia e do mais primário populismo.
Quantas vezes já vimos alguns directores, editores ou articulistas de jornais escreverem e condenarem o excesso de protagonismo que os dirigentes assumem em detrimento dos jogadores? E do absurdo de discutir as arbitragens da forma como se discutem em detrimento do jogo?
Pois bem, os jornais e os seus directores têm toda a legitimidade de definir a linha editorial, os editores e opinadores têm todo o direito em assumir o que bem entenderem, mas uma vez percorrido este caminho não podem, no futuro, estes mesmos responsáveis voltar a cair na tentação hipócrita de criticar este tipo de comportamento por parte dos dirigentes desportivos, dada a forma como estão a dar eco de algumas declarações irresponsáveis.
Registe-se, ainda, que não houve da parte de nenhum dirigente do Benfica qualquer palavra desrespeitosa em relação a algum profissional do Sporting. Não é admissível, por isso, que o presidente do Sporting, pela segunda vez, se dirija da forma que se dirigiu ao treinador do Sport Lisboa e Benfica. A liberdade de expressão tem fronteiras que devem ser respeitadas. Não é por gritar mais alto nem por insultar mais vezes que se ganha a razão."


PS: Apesar de numa primeira leitura ter ficado agradado com este comunicado, penso que ele está incompleto. Com o mesmo tom, seria perfeitamente possível, no meio dos parágrafos direccionar a discussão por exemplo: para o fora-de-jogo do Capel, para o fora-de-jogo do Sílvio, para a entrada de pitons do Montero, para os amarelos perdoados especialmente ao Mauricio.. etc...!!!
Admito, isso não devia ter 'trabalho' do Benfica. Os Benfiquistas que têm tempo de antena nas TV's nas rádios e nos jornais tinham essa obrigação, mas como os poucos que dão a cara, são mansos, ficamos só com uma versão da história...
E assim, ficará tudo em cima dos ombros do Rui Gomes da Silva, que entre os berros do Alguidar, e os copos de Jameson, terá uma tarefa muito complicada... duvido mesmo que consiga terminar uma frase!!!

1 comentário:

  1. Meu caro,
    penso que o Benfica esteve bem. Acho que a boca à Sporttv e o que se diz no primeiro parágrafo já cobre a questão de lances em que o Benfica foi também prejudicado. Não valia a pena estar a enunciá-los. Isto a meu ver, claro. Continua o bom trabalho! Saudações benfiquistas

    ResponderEliminar

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!