"Esta foi uma semana atribulada.
Estive ausente do país e com acesso muito limitado a redes sociais e notícias em geral, pelo que fiquei surpreendido quando me apercebi que um texto publicado no site Benfica Independente estava a causar imensa polémica e muitas criticas. Criticas ao autor do texto e também ao nosso projeto.
Começo pelo Benfica Independente e pela diferença entre aquilo que é o nosso propósito e aquilo que querem, exigem, que façamos. Este projeto tem vários anos de vida e por esta altura já se sabe quais são as nossas virtudes e os nossos defeitos, por isso vou poupar o caro leitor a um resumo exaustivo de tudo o que temos feito em prol do nosso clube e do benfiquismo. Uns gostam de nós, outros nem por isso. Faz parte e aceitamos as regras deste jogo. Existimos para dar voz aos benfiquistas e tentar preencher as lacunas crónicas de uma entidade cada vez mais corporate e menos ligada aos seus valores base. E é de valores base que vou falar para explicar a publicação do texto "Luís Filipe Vieira e o rumo do Benfica", da autoria do benfiquista Pedro Pereira.
Acho que posso falar por todos no BI quando digo que não concordamos com grande parte do que está ali escrito. Da minha parte, fui, sou e sempre serei anti Vieira e vieirismo no Benfica. Sem qualquer hesitação, dúvida ou reserva. Tudo o que Vieira trouxe de bom a nível de infraestrutura, formação e estabilidade financeira, foi completamente anulado pelo que fez à alma deste clube que, espero, um dia possa ser recuperada com uma liderança e rumo diferentes. Vai demorar muito tempo a anular o que o vieirismo fez a este clube, mas cá estaremos para essa luta. Estou a falar do "excesso de democracia", da recusa em fazer debates para as eleições, de falsear o número de sócio, da paternidade de uma alteração de estatutos vergonhosa, de ter matado a militância em nome de um unanimismo que levou a que personagens absolutamente execráveis tenham entrado no Benfica com os resultados que se conhece, e alguns ainda lá andam. Sujaram o nome do nosso clube e isso nunca perdoarei. Nunca!
Mas isto levanta um problema quando recebemos textos de benfiquistas que discordam desta ideia e acham que o que falta ao Benfica é precisamente mais vieirismo. Percebemos imediatamente que seríamos alvo da fúria de muitos e o mais fácil seria fingir que não recebemos nada ou simplesmente recusar publicar. Só que uma pessoa ou tem valores ou não tem, não há meio termo. Censurar aquele artigo, que muito nos custou publicar, seria cair no mesmo erro da tal ideia de "excesso de democracia" que tanto criticamos. Os critérios para publicação neste site estavam preenchidos pelo que não havia motivo para censura. É tão simples como isso. Quando dizemos que temos o site aberto a benfiquistas para expressarem as suas opiniões não estamos a dizer que temos o site aberto a benfiquistas que pensam como nós. Se não entendem isto, não entendem nada e, provavelmente, estão muito mais afetados pelo tal vieirismo do que imaginam.
É que não basta exigir mudança, subir a um muro e bater no peito. É preciso percorrer o caminho dessa mudança e dialogar com quem ainda não está irremediavelmente enfiado numa trincheira de ideais e puxar essas pessoas para o nosso lado. E isto implica fazer as coisas de acordo com os nossos valores, por muito que nos custe. Abertura, diálogo, liberdade, verdade. Não concordamos com o Pedro e o tom foi tudo menos simpático (até achámos que se dirigia aos membros deste projeto), mas defendemos o direito dele de transmitir a sua opinião e agora aqui estou eu para partilhar que estou em absoluto desacordo com quase tudo o que escreveu e reafirmar que a única coisa que o Benfica precisa de Vieira é de distância. Mas a opinião do Pedro é isso mesmo, é apenas uma opinião e vale o que vale. Por muito imbecil que seja.
Viva o Benfica.
NOTA: não se pense que por termos o site aberto somos parvinhos e vamos permitir que o nosso projeto caia nas mãos de manipuladores e agentes de propaganda. Nem tentem, não vale a pena."
Que lindo comentàrio revejo-me completamente neste resumo do reinado VIEIRISTA e o seu anti-BENFIQUISMO nem que seja, têr aleijado, atropelado, o ADN BENFIQUISTA eeeu sou um pouco mais radical e depois da sua audição na comissão de inquérito propunha a sua destituição de socio.
ResponderEliminarVIVA O BENFICA