Últimas indefectivações

segunda-feira, 4 de outubro de 2021

SL Benfica | Do Céu à Terra em 90 minutos


"Acabou o estado de graça do SL Benfica? O estado de graça que se vivia pelos lados de SL Benfica esmoreceu-se assim, num ápice! O Portimonense SC foi à Luz e impingiu a primeira derrota aos encarnados nesta temporada.
Após um jogo memorável a meio de semana a contar para a Liga dos Campeões, em que levaram de vencida a equipa do FC Barcelona por três bolas a zero, as águias voltam a pisar a superfície da Terra e caem em pleno Estádio da Luz frente à equipa de Portimão.
A equipa que se apresentou este domingo foi a mesma, à exceção da troca de Gilberto por Valentino Lázaro, que jogou para a Liga dos Campeões, mas o resultado foi bem diferente. Mas, afinal, o que mudou num espaço de menos de uma semana?
Não, o Portimonense SC não é melhor do que a equipa catalã e o SL Benfica não é menos equipa do que há uma semana, mas ainda assim a verdade é que a equipa algarvia regressou ao sul com mais três pontos na bagagem e com o moral em alta.
O SL Benfica podia estar a noite toda a jogar que a bola não ia entrar! Era um daqueles dias em que simplesmente a bola parece que ganha vida própria e resolve o seu próprio destino.
Neste caso, o destino impingiu a primeira derrota da temporada para o SL Benfica, isto sem tirar o mérito ao Portimonense SC e a Samuel Portugal que estava num daqueles dias em que nada passava. Yaremchuk ainda introduziu a bola dentro da baliza, mas o golo foi invalidado por fora de jogo.
Mas não se pode culpar a sorte de tudo, ou melhor, a falta de sorte. A verdade é que há coisas que não entendo e que acredito que influenciam diretamente o resultado do jogo desta última jornada.
Não percebo a entrada de André Almeida e até do próprio Adel Taarabt, mas o que tenho mais dificuldade em perceber é a entrada tão tardia de Gonçalo Ramos e Everton.
Então, o SL Benfica está a perder em casa frente ao Portimonense SC aos 67 minutos de jogo e a solução é trocar Grimaldo por André Almeida? E só se refresca o ataque a dois minutos dos 90?
Para mim a ordem das substituições não fez qualquer sentido, mas não foi apenas por isso que o SL Benfica não venceu este jogo.
Não, não vou culpar a falta de sorte mais uma vez nem vou culpar somente a equipa ou o próprio treinador. A verdade é que situações destas acontecem e o importante é recuperar e aprender com os erros.
O SL Benfica vivia um estado de graça e assim voltou a colocar os pés no chão e a perceber que para continuar a vencer jogos é preciso continuar a trabalhar. Fez um dos melhores arranques da história, mas se não derem continuidade e não apresentarem resultados positivos no final da temporada, de nada serviu este arranque fulminante.
Entramos em pausa para compromissos das seleções e há tempo para ver e rever e mesmo aprender com os erros cometidos no último jogo. O SL Benfica só volta ao ativo dia 16 de outubro em jogo a contar para a Taça de Portugal e depois recebe o FC Bayern naquele que se prevê que seja um dos jogos mais difíceis da época. Até lá, há muito para melhorar."

1 comentário:

  1. Sem dúvida. A começar por por os pés na terra. E perceber que não lutamos por este campeonato com as mesmas armas!

    ResponderEliminar

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!