Últimas indefectivações

sexta-feira, 26 de outubro de 2018

Esta crónica não é falsa

"As fake news vão destruir a democracia. E daí? Quem se importa? Que partidos políticos estão a colocar na agenda o combate à praga? Afinal, a quem está a dar o seu dinheiro ou a entregar poder sempre que clica, partilha ou comenta uma notícia falsa?

As fake news são como algum vestuário que se compra nas feiras. Às vezes nem se percebe a diferença. E usamos os artigos sem hesitação, indiferentes se estamos a contribuir para um crime de contrafacção.
E, tal como nas feiras, o embuste só se combate com legislação e acções de fiscalização, mesmo que isso signifique colocar a cabeça no cepo de grandes poderes económicos, de grandes líderes mundiais, de grandes potências. É preciso que os governos e a justiça não se acobardem e que façam algo antes que seja tarde demais para todos nós.
Mais uma vez, assistimos a uma epidemia. Desta vez, durante a campanha para a segunda volta das eleições presidenciais do Brasil, vários empresários pagaram pela circulação de mensagens falsas contra o candidato Fernando Haddad. Facebook e WhatsApp reagiram. Bloquearam e apagaram.
Mas desenganemo-nos. Enquanto as fake news forem um modelo lucrativo para os emissores, mas sobretudo para os distribuidores, vão continuar a invadir as nossas redes sociais. O modelo funciona para políticos, para empresários, para grupos económicos. Não parece claro que haja de facto vontade política para combater a peste.
E também não chegam boas intenções, por muito mérito que tenham. Por cá, elogie-se, ao menos, a intenção de criar um observatório para os média digitais, que incluirá a monitorização de notícias falsas.
Porque, de resto, até os "influencers" digitais estão mais preocupados com "um até amanhã se Deus quiser" ou com o "beijo imposto do neto ao avô". Vai dar cliques e muitos likes. E essa é a verdade que de momento importa."


PS: É sempre engraçado, quando alguém critica aquilo que faz, sem se aperceber que está a fazer isso...!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!