Últimas indefectivações

domingo, 3 de dezembro de 2017

Das figuras

"O Jorge Valdano tem, na poesia do seu olhar para o futebol, uma ideia curiosa: que se a grande figura dum jogo que acaba 0-0 foi um dos guarda-redes - então o jogo foi um jogo de fraca figura. Pode não ser sempre verdade. No FC Porto - Benfica, a grande figura do jogo foi Bruno Varela - e o jogo não foi nada de fraca figura, levou até que no Twitter do Benfica se escrevesse (e bem): «Grande jogo, três grandes equipas...» A parte em que também lá se diz: «pena alguns cartões que ficaram por mostrar» - é que já me fez lembrar outra coisa, coisa bem pior, o Giraudoux a dizer:
- Nenhum poeta alguma vez interpretou a natureza de forma tão livre como um advogado interpreta a verdade...
Sim, cena parecida notei no tweet do Francisco J. Marques: «Três erros capitais que fazem deste resultado uma farsa muito, muito grande».
Claro, nem uma coisa nem outra me espantam. Como dizia o Tchekov:
 - Errar é humano, mas ainda mais humano é atribuir o erro dos outros...
E está mais que visto: no futebol, se às vezes parece que errar não é humano, o que nunca deixa de parecer humano é atribuir-se o erro (ou pior) aos outros, sobretudo aos árbitros (mas apenas os erros convém...) Não, nesse jogo que o Benfica ganhou por 0-0 não acho que tenham sido «três os erros capitais» (nem que houvesse cartões escandalosos por mostrar), mas não tenho dúvidas: um erro capital houve e impediu o FC Porto de ganhar (merecidamente) o jogo que perdeu por 0-0: o off-side que não foi (o penalty de Luisão deixou-me dúvidas sobre a intenção). Só isso bastava para julgar que nesse jogo que acabou 0-0, com Bruno Varela em grande figura, o jogo não foi de fraca figura, mas de fraca figura foi a figura da equipa de Jorge Sousa. E a do Marega que falhando os golos que falhou como se estivesse no jardim infantil acabou por ficar ao nível do fiscal de linha.
(E tenho outra dúvida: se o Sérgio Conceição não tivesse tirado o Aboubakar, será que eu teria falado do Valdano como falei?)"

António Simões, in A Bola

PS: Pois, e assim chega-se a conclusão torta, ignorando as regras mais básicas de um jogo de futebol: o Felipe devia ter sido expulso DUAS vezes, repito DUAS vezes e nem um Amarelo levou; e tomando como medida o critério usado para expulsar o Zivkovic, o Ricardo Pereira, o Alex Telles, o Sérgio Oliveira e o Marega também deviam ter levado dois amarelos...!!!
Portanto, a fraca figura do Jorge Sousa, não se deveu a um erro do fiscal-de-linha, a fraca figura do Jorge Sousa, deveu-se às suas próprias decisões...
Aliás nada disto é novo... basta recordar o Benfica-Sporting da época anterior, onde os Lagartos ficaram a pedir (erradamente) dois penalty's, mas onde a impunidade disciplinar promovida por Jorge Sousa, beneficiou e de que maneira o Sporting, prejudicando o Benfica!

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!