Últimas indefectivações

quinta-feira, 31 de maio de 2012

Polga

"Como qualquer adepto ligado umbilicalmente a um clube, tenho a curiosa reacção de olhar para um rival como um inimigo, ao invés, para um jogador detestado num rival e que a seguir joga no Benfica como um amigo.
Em regra, também não nutro admiração por um jogador de um rival, ainda que no recôndito da consciência admita silenciosamente a sua qualidade.
Vem isto a propósito da despedida de Anderson Polga. Um exemplo de que a excepção confirma a regra.
Trata-se de um desportista que, jogando no arqui-rival do Benfica, sempre apreciei. Não apenas como bom profissional, mas igualmente por ter sido um homem discreto, sereno, delicado, dedicado e com respeito pela profissão e pelos colegas com quem e contra quem jogou. Esteve 9 anos no Sporting com grande dignidade e elevação. Mais e melhor do que muitos que se reclamam de amor clubista. A imagem do jogador chorando após a derrota no Jamor é a expressão fiel de como viveu intensamente o clube que representou. Como seu adversário clubista, felicito-o e desejo-lhe as maiores venturas.

PS(I) - Ao contrário do que li em A BOLA(!), Polga não foi o único campeão do Mundo (apenas em 2 jogos) a jogar cá. Então, o Capdevila campeão (sempre titular) do Mundo e da Europa Não conta?

PS(II) - Na sua crónica, o Dr. Eduardo Barroso disse que «Carlos Lisboa está a mais no desporto português» por ter reagido mal (e a quente) no Dragão. Com a estima e consideração que tenho por ele e mesmo tendo em conta a sua natural parcialidade clubista (de que também sofro...), que dizer do actual treinador do SCP que bateu (a frio) no então seleccionador?"

Bagão Félix, in A Bola

PS: Transcrevi esta crónica essencialmente devido aos Post Scriptum's (!!!) - mas por acaso até subscrevo a opinião sobre o Polga, obviamente que o facto do Sporting nestes 9 anos não ter sido Campeão, também ajuda...!!!
Em relação à referência do Polga ser o único Campeão do Mundo a jogar em Portugal, recordo que esta semana, o primeiro a 'enganar-se', foi o inevitável Rui Oliveira e Costa, em directo na RTP i !!! Como não podia deixar de ser... e sem réplica na altura, também, como é habitual!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!