Últimas indefectivações

quarta-feira, 8 de julho de 2020

Os 5 melhores equipamentos da história do SL Benfica

"A camisola de um clube transposta todo o tipo de simbolismo. As cores do clube, o símbolo ao peito, o nome nas castas da camisola e os patrocinadores míticos. Quem não se lembra da Fnac (a marca de ar-condicionados e não a loja), a Telecel, a Parmalat ou o Casino Estoril.
Até 1997, todos estes nomes eram estampados no clássico manto sagrado branco e vermelho e na branquinha alternativa. A partir deste ano vimos os craques encarnados a “desfilar” em equipamentos cinzentos, amarelos, dourados, pretos, rosa e até azuis. Os equipamentos oscilaram entre o muito bom e o horrível (sendo simpático).
Mesmo estando eu longe de ser um especialista em moda, decidi compilar uma lista dos cinco melhores equipamentos da história do SL Benfica. Posso garantir que o equipamento cinzento ou cor-de-rosa ficam para outro dia.
1. 1961/1962 – Era impossível não ser este o equipamento em primeiro lugar. A camisola com mais história no SL Benfica. A camisola que viu o bicampeonato europeu. Clássica camisola vermelha, mas com excelentes pormenores a branco. A falta do patrocinador na frente, torna o equipamento ainda mais puro. Um equipamento perfeito, que foi vestido na perfeição pelo Pantera Negra.
2. 2015/2016 (alternativo) – Que Cosme Damião perdoe os equipamentos laranja, amarelos, rosa, cinzentos ou azuis. O equipamento alternativo deveria ser Sempre branco. Vá…. quiçá um equipamento preto para quebrar um pouco o padrão. Esta camisola, que os jogadores vestiram na vitória no Vicente Calderón, foi claramente o melhor equipamento alternativo dos últimos anos. É muito difícil estragar uma camisola branca. Esta roça a perfeição.
3. 2004/2005 – Um ano de felicidade que pôs fim a um jejum que parecia não ter fim. Nada seria mais adequado do que ter um equipamento que nos levasse aos anos de glória e de fundação do clube encarnado. A gola branca e os botões em jeito de polo são dois pequenos elementos que aprecio bastante. Ver Simão a correr com este manto sagrado também contribui muito para o gosto que os adeptos têm por esta camisola.
4. 2016/2017 (alternativo) – Depois do vermelho e do branco, o preto é a cor mais utilizada nos equipamentos do SL Benfica (e a cor favorita de muitos jogadores e apoiantes). Este equipamento é para mim a melhor versão do alternativo preto. Simples (não dá para errar muito com um equipamento preto), mas com uma certa classe e modernismo. Há quem critique este equipamento devido ao símbolo monocromático, mas eu não sou purista a esse ponto. Infinitamente melhor que o cinza.
5. 1904/1905 – Não haveria melhor maneira para começar. O primeiro equipamento do SL Benfica. As cores vermelho e branco foram escolhidas, por José da Cruz Viegas, para representar a alegria, o colorido e vivacidade. Este equipamento transporta-nos para outro tempo. Um equipamento simples, mas com um aspeto único. A camisola permaneceria quase igual até aos anos 80. Usando a terminologia própria: o vintage nunca passa de moda. O início de uma história.

Menção honrosa para o equipamento principal da época de 2017/2018, que evoca esta, dos tempos de Eusébio, e dá-lhe um ar mais moderno."

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!