Últimas indefectivações

sexta-feira, 31 de julho de 2020

Cadomblé do Vata (Taça)

"Um SL Benfica - FC Porto disputado em Agosto no Estádio Municipal de Coimbra tem o cheiro fétido das finais de Supertaça de má memória Gloriosa, da mesma forma que um Clássico em fins de Maio no Jamor recorda um papiro apinhado de derrotas em decisões da Taça de Portugal para os lados azuis e brancos. Podia-se até atribuir já a Taça de Portugal ao SLB e a Supertaça ao FCP, deixando 9 milhões de adeptos disponíveis para um apetitoso jantar familiar em vez de terem encontro marcado com os últimos 90 minutos de agonia desta longa temporada.
A final de amanhã não é a mais tardia da história. Penso que esse titulo ainda pertence ao ensaio para Estugarda de Carlos Manuel, quando uma birra de Pinto da Costa atirou a decisão da Prova Rainha para dia 21/08/1983 no Estádio das Antas. Então como agora, o futebol português ficou refém de um vírus, para o qual também ainda não há vacina. Não tendo nos primórdios da década de 80 idade para jogatanas, o mais tarde que vi o Benfica subir as escadas do Vale do Jamor, se a memória não me atraiçoa, foi no dia 10/06/1993 e por razões do acaso, foi a minha "final das finais".
Vi o decisivo SL Benfica - Boavista FC da temporada 92/93 num café da Rua Jornal do Fundão, onde me havia deslocado para o aniversário de uma tia, sem saber que eu é que receberia a prenda, com goleada a preceito e uma lista de grandes golos digna do Guiness, iniciada com uma brilhante jogada repartida entre Paneira, Águas e Paneira e culminada com a única exibição digna do seu talento de Paulo Futre pelo Glorioso. Para a historia ficaram 5 batatas na baliza de Lemajic, que não precisou esperar um ano para ser o espectador mais bem colocado nos 3-6 de Alvalade Às duas equipas que vão subir ao pelado de Coimbra amanhã não posso exigir o brilho deste. Se me derem 10% daquilo,já fico "sastfêto"."

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!