Últimas indefectivações

terça-feira, 26 de setembro de 2017

Sem fiscalização, não há receita

"Parca vigia e carroceiro 'chico-esperto' transformam o desafio mais concorrido da época no maior fiasco de receita.

Foi no dia 30 de Maio, Domingo, que 'o Campeonato de Lisboa (1919/20) entrou na sua última fase, na sua fase mais importante, a do apuramento final'. O Benfica é o Belenenses, os clubes finalistas, prometiam uma luta renhida e 'uma multidão enorme acudiu (...) para presenciar o match'.
Para o desafio, a contar para a 1.ª mão da final, o palco escolhido foi o campo da Palhavã. De acordo com O Sport Lisboa, 'como terreno de jogo, o campo de Palhavã é o melhor que possuímos'. E, estando a circulação de eléctricos interrompida devido a greve, esse seria o local mais acessível ao público. De facto acessível foi... até de mais!
'A assistência era enorme' e 'o campo do jogo oferecia um aspecto grandioso. (...) Por toda a linha de vedação não havia um lugar vago. Até as cabeceiras, que em geral não são ocupadas, se encontravam repletas de espectadores'. Mas, se o volumoso número de espectadores fazia prever uma receita igualmente volumosa, talvez 'a maior desta época', tal não se viria a confirmar. 'No que respeita à fiscalização', o recinto desportivo revelou inúmeras lacunas e o público aproveitou. 'Entrou muita gente sem bilhete. Houve portas abertas durante alguns minutos, por onde entrou imensa gente, em virtude de não haver guarda que a isso obstasse'.
A falta de vigilância em torno do campo revelou-se igualmente fortuita para o incremento de negócio paralelos. Segundo consta, houve um carroceiro que bastante terá lucrado com a ausência de vigia. Com a carroça encostada ao 'muro que deita para a linha do eléctrico', auferiu 'vinte centavos por cada individuo a quem facilitava  saltar para dentro do campo'.
Apesar dos embustes e do imenso calor que se fez sentir, 'o jogo esteve sempre animado'. No final do desafio, após vencerem por 2-1, 'os players do Benfica foram delirantemente ovacionados, sendo alguns levados em triunfo'.
No dia 10 de Junho, num campo menos penetrável - o campo do Campo Grande, o clube 'encarnado' venceu a 2.ª mão da final e conquistou o título de campeão de Lisboa.
Foram inúmeros os episódios pitorescos vividos entre o Benfica e outros clubes de Lisboa. Conheça alguns deles na exposição Lisboa e Benfica - 20 Clubes, 20 Histórias, na Rua Jardim do Regedor, em Lisboa."

Mafalda Esturrenho, in O Benfica

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!