Últimas indefectivações

quinta-feira, 22 de setembro de 2016

Solidez mental no jovem Benfica

"Ultrapassou limites o narcisismo de Jesus! FC Porto: inesperado decalque de Lopetegui! E não ajustem o menino André da grande área...

Caixote de surpresas. Tondela arranca empate com o FC Porto (na ponta final da época anterior, a sua fantástica recuperação fugindo à queda na II Liga incluiu vitória no Dragão!). Rio Ave derrota o então líder Sporting, estando este supostamente ainda mais empolgado pela estupenda jogatana que acabara de realizar em casa do Real Madrid. E eis o Benfica, numa só jornada conquistando nada menos de 8 pontos!, a saltar para a frente do campeonato.
Tratando-se do tricampeão, deveria ser normalíssima esta liderança. Mas não é... Face ao maremoto de lesões que, no último mês, arrasou quase meio plantel, com impressionante máxima tónica em 4 avançados goleadores!, admirável, pura proeza, é, sim, a resistência benfiquista - sofrimento tão invulgarmente sem queixumes,,, -, premiada com regresso ao topo!
Frente ao SC Braga, regresso de Mitroglou aconteceu em dia D. Porque, não esquecendo as cruciais defesas de Júlio César, sem o avançado grego o Benfica não teria ganho (minha convicção). Ou a decisiva importância de um puro ponta de lança.
O Benfica tem equipa jovem, muito jovem; perante o Besiktas, média de 23 anos, com 7 jogadores abaixo dessa fasquia... Daí tanto impressionar a sua robustez mental. Que lhe permite travessia, com tranquilidade digamos insólita, deste calvário de baixas clínicas em inédita dimensão. A robustez mental que, frise-se, foi alicerce do antetior título, depois de catastrófica pré-temporada e penoso arranque de campeonato.
Rui Vitória tem mesmo de ser excelente condutor de homens; neste caso, muito especialmente de tantos jovens. Aliás, valha a verdade, demonstrara-o em Guimarães, num trabalho de fundo que lhe valeu entrada na Luz - bem difícil responsabilidade de pegar no bicampeão... e em tempo de tempestade pela efervescente saída do treinador. No V. Guimarães, Rui Vitória chegara em simultâneo com o caos financeiro que afastou os melhores/mais caros futebolistas. Teve de ir buscar 9 miúdos à equipa B (!), fez surpreendente bom campeonato e conquistou Taça de Portugal... frente ao Benfica.
O tricampeão está resistindo tão bem ao tal maremoto de lesões que tem agora mais 4 pontos do que tinha há um ano (5 jornadas). Bom indício é. Só que escorregadelas espreitam a cada semana (Chaves, recém-promovido e ainda invicto!, já a seguir), disso o V. Setúbal fez prova na Luz... e Tondela e Rio Ave decidiram não lhe ficar atrás.
Este campeonato promete ser reedição do anterior, tão escaldante! Quicá ainda mais, tão provável o renhidíssimo despique pelo título crescer para 3... Com SC Braga e vários dos pequenos firmemente dispostos a fazerem mossas nos protagonistas de topo.

Jorge Jesus teve fulgurante castigo. Violento trambolhão no seu narcisismo, habitual, mas que, desta vez, no espaço de apenas 3 dias, ultrapassou os mais amplos limites. Primeiro, aquela tirada em Madrid: se estivesse no banco nos últimos minutos, o Sporting não teria perdido. Inaceitável! Porque se fez expulsar (não lhe acontece só em Portugal...; e já declarou não corrigir comportamento!) e porque tal afirmação é nunca antes ouvida desconsideração de técnico principal ao seu adjunto! De seguida, de mal a pior: o Sporting tem melhor plantel? Não. A diferença está no melhor treinador. O balneário deve ter gostado imenso! Veio de lá o Rio Ave... Súbito eclipse do melhor treinador. Perdão, ressalta o óbvio: culpa da derrota só dos jogadores pode ter sido...
Levo anos tecendo rasgadíssimos elogios ao excelente treinador Jorge Jesus. Outra coisa é o seu execerbadíssimo egocentrismo, congénito, mas agora acelerando para níveis de insuportável! Digo eu... tentando pôr-me no lugar da sua equipa (?) téncica e dos seus jogadores. Mas se gostarem assim...

Nuno Espírito Santo está, muito insolitamente!, a resvalar para decalque de Julen Lopetegui. Experiências e mais experiências, mudando de esquema táctico e de onze jogo após jogo. Equipa às aranhas num rol de confusões. Acredito na capacidade deste jovem líder técnico, deve é dar muito jeito definição... rápida.
Pormaior: André Silva possui evidentíssimo talento, é crucial projecto de senhor ponta de lança, essa inexistência no fuebol português; apetece pedir ao treinador que não o disperse, e desgaste, com demasiado afastamento da grande área..."

Santos Neves, in A Bola

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!