Últimas indefectivações

segunda-feira, 29 de julho de 2013

Pobre Taça de Honra

"1. Recomeçou mal a Taça de Honra. Primeiro, com a falsificação da sua história (espero que a nossa Direcção já tenha tomado posição perante a AFL...). Depois, com o menosprezo a que foi votada pelos dois principais clubes lisboetas, que apresentaram autênticas equipas B (ou C). Finalmente, e no que nos toca, pela muito triste presença. No jogo com o Sporting, faltou-nos, acima de tudo, atitude perante uma equipa jovem que se entregou à luta e acabou por ganhar bem, mesmo entrando praticamente a perder. A competição é secundária, mas o Benfica tinha obrigação de ganhar e muito pouco fez por isso. Houve demasiada passividade, de toda a gente. Não gostei nada...

2. Volto ao tema. A lista de vencedores da Taça de Honra que a AFL divulgou (e aparece em todos os jornais e repetida nas rádios e TV's) é uma autêntica aldrabice. Esta foi apenas a 37.ª edição (e não a 65.ª), o Benfica tem 18 vitórias (e não 19), o Sporting conseguiu agora a 12.ª (e não a 30.ª!), o Belenenses tem seis (e não 12) e o Império uma. O Benfica não pode cruzar os braços e se dependesse de mim não participaria em mais nenhuma edição se não fosse reposta a verdade. Ganhar o antigo Campeonato de Lisboa e, nos anos em que não houve Taça de Honra, ser-lhe atribuído também (automaticamente) este troféu não tem pés nem cabeça. Entre 1960 e 1994, quando a competição se realizou, nunca estas contas foram feitas assim. Basta consultar os jornais da época.

3. Quando os leitores estiverem a ler este número do nosso Jornal, já se terá provavelmente consumado a saída de Cardozo. Tenho pena, embora saiba que, com 30 anos, provavelmente não seria possível novo negócio como este daqui para a frente. Só espero é que não venhamos a sentir saudades dos seus golos. Quanto à sua atitude no final da Taça de Portugal, claro que a lamento e critico.
Embora pense que uma multa exemplar teria resolvido a questão. Numa altura daquelas, até se pode admitir que, face a mais uma derrota tão inesperada quanto dolorosa, um jogador perca a cabeça. Não deveria acontecer, mas acontece. Como aconteceu uma 'cabeça perdida' castigada com dois amarelos em poucos minutos, a qual nos terá feito perder o Campeonato do ano passado. E até uma cabeça perdida no sábado passado, com vermelho directo, que só não foi tão grave porque a Taça de Honra não tem (nem pouco mais ou menos) a importância de um título nacional. Obrigado Cardozo, pelo muitos golos que marcaste!"

Arons de Carvalho, in O Benfica

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!