Últimas indefectivações

quarta-feira, 11 de abril de 2018

A negociação e a guerra no futebol nacional

"Houve outro erro na avaliação do poder e reacção de alguns "stakeholders", que, ainda mais após a reacção dos jogadores, de imediato os apoiaram contra o presidente.

O presidente do Sporting começou uma guerra contra a grande parte dos seus principais jogadores, que se presume que obviamente pretendia ganhar.
"Quem vai à guerra dá e leva", diz o provérbio popular. Se vamos usar a guerra como ferramenta de negociação para tentar obter certos objectivos, convém antes pensar o poder que temos e que objectivos queremos atingir, qual o poder e as possíveis reacções de quem iremos atacar, mas também qual o poder e as possíveis reacções de outros "stakeholders" que poderão influenciar o desfecho da guerra e como os deveremos tentar influenciar para que nos apoiem.
Ora neste caso, na minha perspectiva, quem começou a guerra tinha um elevado poder recentemente "ratificado" com uma estrondosa vitória numa assembleia-geral. Também tinha definido um objectivo que os jogadores jogassem melhor e cometessem menos erros. Mas esse objectivo não é fácil de se conseguir com uma humilhação pública dos jogadores, ou seja, havia um objectivo mas o modo de o alcançar não foi adequado.
Contudo, houve um erro na avaliação do poder e da possível reacção dos jogadores, que parece ter sido subestimado pelo presidente, pois aparentemente não esperaria que os jogadores se juntassem todos (ou quase todos) numa posição pública, forte, mas focada no bem maior, que é o bem do clube. 
Houve outro erro na avaliação do poder e reacção de alguns "stakeholders", que, ainda mais após a reacção dos jogadores, de imediato os apoiaram contra o presidente.
Um último erro negocial foi de aparentemente não ter um plano de contingência, caso começasse a perder a guerra, como por exemplo pedir desculpa e trabalhar com os jogadores e todos os outros colaboradores para, todos juntos, se focarem em obter o melhor para o Sporting. No momento em que escrevo, não se tornou visível nenhum plano de contingência, além de que cada vez mais adeptos, comentadores desportivos e membros de órgãos sociais estão a reagir contra o presidente. Este parece estar a perder a guerra que começou, na minha opinião, porque escolheu a forma errada de negociar. 
Espero que o futebol e todos os grandes clubes nacionais tenham estabilidade e trabalhem no sentido de valorizar o desporto-rei numa perspectiva de longo prazo, e que o Sporting, como grande clube nacional, encontre a estabilidade o mais depressa possível, sem que se comecem mais guerras que prejudiquem o clube e o futebol nacional."

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!