Últimas indefectivações

terça-feira, 6 de julho de 2021

"Amigos, no more goals!"


"Num jogo particular, o habitual vermelho do Estádio da Luz 'deu lugar ao negro, às tatuagens e aos cabelos compridos'

Na noite de 20 de Maio de 1998, quarta-feira, os Iron Maiden tinham concerto agendado para Cascais. A banda de heavy metal tinha por tradição jogar contra equipas locais nos países onde actuava, doando as receitas na sua totalidade a instituições de caridade.
Na tarde do concerto, reuniram-se no antigo Estádio da Luz para jogar contra as antigas glórias do Benfica. Com os bilhetes a 300 escudos, a instituição escolhida foi uma creche para crianças desfavorecidas do bairro da Madragoa.
Num jogo marcado para as 15 horas, compareceram mais de dois mil adeptos que torceram mais pelos Iron Maiden do que pelo Benfica. O ambiente era de bastante descontração, de tal forma que o árbitro Vítor Correia chegou atrasado 40 minutos, perguntando: 'É às quatro horas, não é?'.
Pelo Sport Lisboa e Saudade alinharam Bento, Bastos Lopes, Rui Pereira, Hernâni, Adolfo, Padinha, José Luís, Shéu, Mozer, Chalana, Nuno, Sanches, Miguel Bento, José Teixeira, João Gonçalves e Baião. A equipa visitante tinha o nome do novo álbum, Virtual XI. Nela alinharam antigos jogadores britânicos, como Ian Bishop (ex-West Ham) e elementos da equipa técnica da banda. Entre os músicos, apenas Steve Harris, o baixista, foi titular.
Nos 60 minutos de jogo, a equipa de negro actuou com bravura, o que não chegou para travar as antigas glórias 'encarnadas«. Chalana inaugurou o marcador. Marcaram Padinha, Rui Pereira, José Luís e Hernâni bisou na segunda parte. Ian Bishop fez o 6-1. Também José Teixeira deixou um tento nas balizas dos metaleiros e Mozer marcou um hat trick, que fechou o resultado em 10-1.
Segundo o vocalista, Blaze Bayley, foi a primeira derrota em sete jogos, mas também um momento de grande diversão. Como diria a música do novo álbum, 'Amigos, no more goals'!
Hernâni e Mozer, os melhores em campo, eram fãs dos Iron Maiden. No relvado, Hernâni dançou ao som da banda durante o intervalo e Mozer confessou ter assistido a alguns concertos quando a banda actuou no Rio de Janeiro, anos antes. O próprio Eusébio declarou gostar da música dos britânicos.
Foi m bonito jogo de fãs de futebol e de fãs do heavy metal. Steve Harris afirmou ter sido uma conquista, a 'sensação fantástica' de jogar no relvado benfiquista e 'porque estivemos junto de Eusébio'!
Conheça outras histórias do Sport Lisboa e Saudade na área 16 - Outros Voos, no Museu Benfica - Cosme Damião."

Pedro S. Amorim, in O Benfica

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!