Últimas indefectivações

quinta-feira, 27 de outubro de 2022

5 golos importantes marcados ao eterno rival | SL Benfica


"A noite da passada sexta-feira trouxe emoções fortes para os amantes do desporto rei. Os clássicos são sempre os jogos mais aguardados do ano e este último não foi exceção. Numa altura em que o SL Benfica continuava sem qualquer derrota e seguia líder do campeonato português, os dragões tinham como objetivo pôr fim a essa invencibilidade.
No entanto, o jogo não correu como os adeptos portistas queriam, a começar pela expulsão de Eustáquio logo aos 27 minutos de jogo. Se antes o FC Porto até tinha começado a criar perigo para a baliza das águias, depois desse contratempo, foram os encarnados quem impôs a hegemonia do bom futebol praticado até ao momento.
Foi dos pés de Rafa Silva que se estabeleceu o resultado de 0-1, numa jogada inteligente entre o português e David Neres. Tal como este golo, muitos outros foram marcados até aos dias de hoje, uns mais marcantes e até mais bonitos do que outros. Posto isto, decidi eleger o top 5 de golos mais importantes marcados ao eterno rival, FC Porto, desde 2000.

1. Em memória de Eusébio da Silva Ferreira – 12 de janeiro de 2014 – 11 Eusébios entraram em campo, num jogo emotivo de homenagem ao Pantera Negra, que tinha falecido dias antes. Rodrigo (13 minutos, com um remate fulminante) e Garay (53 minutos, com um cabeceamento indefensável) comandaram o batalhão vermelho em direção à vitória.
Com estes golos, as águias, não só homenagearam Eusébio da melhor maneira possível, com também seguiriam líderes até ao final do campeonato, dando assim início à célebre caminhada para o tetra campeonato. Estes golos merecem especial destaque pela importância que tiveram para a competição e pelo significado que carregaram.

2. A Reconquista saiu dos pés de Félix e de Rafa – A famosa época de 2018/19. A tão aguardada Reconquista. Tudo começou a 2 de março de 2019, nos pés de João Félix e terminou nos de Rafa Silva. O SL Benfica subiu ao relvado do Estádio do Dragão, para disputar a 24ª jornada, em segundo lugar e, quando de lá saiu, já ocupava a primeira posição da tabela, onde se manteve firme e forte até ao final.
O jogo não começou da melhor maneira para as águias – aos 18 minutos Adrián inaugurou o marcador para os dragões. No entanto, o menino da Luz, João Félix, a passe de Seferovic, começou a construir o triunfo das águias, com um remate indefensável, aos 26 minutos. Aos 52, Rafa Silva selou a partida com um remate rasteiro, aproveitando-se da passividade da defesa dos dragões, após uma combinação com Pizzi.

3. Bis de Lima em 2014/15 – Aos 36 minutos de jogo, Lima abriu o marcador no Dragão, com um cabeceamento certeiro que só parou no fundo das redes do FC Porto. O SL Benfica começava assim a adiantar-se no marcador, dando origem a um espetáculo futebolístico que teve como principal maestro o brasileiro do SL Benfica.
Aos 55 minutos chegou a sentença final. Fabiano ainda defendeu o remate de Talisca mas, na recarga, Lima fez gosto ao pé, marcando o segundo golo das águias. De notar que estes dois golos ficarão para sempre na história do SL Benfica, visto que, as águias já não venciam no Dragão, para o campeonato, desde 2005.

4. A vingança de Lisandro López – Se o minuto 92 era uma espécie de trauma para os encarnados, em virtude daquelas derrotas frente ao Chelsea FC e ao FC Porto, na época de 2012/13, em novembro de 2016, esse minuto em concreto colocou um ponto final nessa “maldição” do SL Benfica. Aliás, a “maldição” parecia ter-se invertido, como uma espécie de vingança.
Isto porque, foi precisamente a esse minuto que Lisandro López, à época central do SL Benfica, impôs o empate (1-1) das águias frente aos dragões, quando estes achavam que o jogo já tinha o resultado final estabelecido. Foi também esse golo que deu origem à 22ª vitória consecutiva dos encarnados, em jogos a contar para o campeonato.

5. Golaço de André Gomes – A 16 de abril de 2014, na Catedral, disputava-se a passagem à final da Taça de Portugal. Os dragões tinham vencido na primeira mão, jogada na cidade Invicta, por 1-0, trazendo assim vantagem para o segundo jogo. Aos 16 minutos, as águias empataram a eliminatória, através de um cabeceamento de Salvio. Varela, aos 52 minutos voltou a dar vantagem aos azuis e brancos, mas aos 58, Diego Reyes, derrubou Salvio na área, dando origem assim ao penálti convertido por Enzo Pérez. Estava empatada a eliminatória.
No entanto, o melhor estava guardado para o final, mais concretamente para o minuto 80. André Gomes decidiu marcar um dos melhores golos apontados em clássicos entre encarnados e dragões. O português dominou a bola com o peito, de costas para a baliza, e com uma classe digna dos melhores tirou Fernando do caminho e rematou para o fundo da baliza dos azuis e brancos. O SL Benfica acabaria por passar à final da competição, tendo mesmo conseguido vencê-la."

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!