Últimas indefectivações

sexta-feira, 15 de maio de 2020

I Congresso Mundial de Treinadores de Basquetebol

"O Basquetebol Espanhol tem sido, ao longo da sua existência, pioneiro em movimentações associativas e especialmente activo no que diz respeito aos seus treinadores. Assim, em 1973, foi criada a “Asociacion Española de Entrenadores de Baloncesto” (AEEB) que, actualmente, aglutina mais de 3.000 técnicos da modalidade de todas as regiões e comunidades de Espanha. Entretanto, em Julho de 1977, a AEEB organizou no arquipélago das Canárias, mais propriamente na cidade de Puerto de La Cruz (Tenerife), o I Congresso Mundial de Treinadores de Basquetebol. O grande responsável pela organização do evento foi o espanhol Ramon Bravo, então presidente da AEEB, que teve como principal objectivo incrementar as relações entre os treinadores das diferentes regiões continentais do planeta e criar a “World Association of Basketball Coaches” (WABC).
Para além dos muitos técnicos de diferentes países, o basquetebol lusófono não perdeu a oportunidade de estar presente. Assim, em representação do nosso país estivemos presentes, o Professor Hermínio Barreto, treinador de selecções nacionais e docente universitário (INEF-ISEF-FMH) e eu, na qualidade de coordenador nacional do plano de desenvolvimento do basquetebol (DGD). Pela República de Angola, marcou presença o então seleccionador nacional Vitorino Cunha e o reconhecido técnico Vicente Costa que, mais tarde, desempenhou funções na DGD e na Federação Portuguesa de Basquetebol.
Os temas abordados pelos diferentes especialistas foram os seguintes:
1 - A estrutura do Treino de Basquetebol (Emil Valensky);
2 – A Preparação Física como Meio do Sistema de Treino dos Jogadores de Basquetebol de Alto Nível Desportivo (Carmelo Ortega);
3 – Métodos de Ensino Polivalentes na Formação Psicofísica do Jogador de Basquetebol (Alfredo Calligaris);
4 – A Prática Mental (Moacyr Daiuto);
5 – O Controle Multi-Factorial no Sistema de Orientação da Preparação dos Jogadores de Basquetebol para Grandes Competições Internacionais (I.N. Preobrazhenski);
6 – Vigilância Médica de uma Equipa de Basquetebol de Alto Nível: ASVEL – Campeão de França-1977 (R.Guillet, R.Basse, J.Sapin);
7 – O Contra Ataque (Giancarlo Primo);
8 – Ataque Contra Zona (Lou Carneseca);
9 – O Ataque da Universidade de Carolina do Norte (Dean Smith);
10 – Defesa zonal 1-3-1 da Universidade de Kentucky (Joe Hall);
11 – Ataque Contra Defesa Zona Premente (Lou Carneseca);
12 – Defesa da Universidade de Carolina do Norte (Dean Smith);
13 – Defesa Zona Premente (Alexander Gomelsky);
14 – Defesa e Preparação Física (Mirko Novosel);
15 – Jogo Contínuo – “Non Stop Game” (António Dias Miguel);
16 – Evolução Social do Desporto e Suas Realidades (José Maria Cagigal);
17 – Intervenção de Chien Cheng-Hai;
18 – As Relações entre o Árbitro e o Treinador (Artenik Arabadjan).
A realização do I Congresso Mundial de Treinadores de Basquetebol foi uma etapa importante nas relações humanas e desportivas dos treinadores das diferentes regiões continentais.
Entretanto, em 1978, o então Instituto Superior de Educação Física (ISEF) fez questão de divulgar os conteúdos do Congresso Mundial através do seu sistema editorial (Edições ISEF), pelo que realizou uma parceria com a Associação Nacional de Treinadores de Basquetebol, tendo publicado o livro denominado “O Melhor Basquetebol no I Congresso Mundial de Treinadores”.
Pesquisámos na Net a fim de apurarmos se, desde então, se realizaram novos congressos internacionais de treinadores de basquetebol. Pode ser que tenham acontecido só que não os consegui encontrar. Se, por acaso, algum dos meus leitores tem conhecimento de algum agradeço a informação. A memória do basquetebol é uma responsabilidade que pertence a todos aqueles que amam a modalidade e estão interessados em construir a sua história."

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!