Últimas indefectivações

sexta-feira, 24 de maio de 2024

Dez perguntas difíceis para Rui Costa


"O presidente do Benfica estará esta quinta-feira a responder a questões colocadas por um grupo de jornalistas selecionado pelo clube. O zerozero não foi convidado para o evento: primeiro, lamento profundamente esta falta de respeito; segundo, peço desculpas aos nossos muitos milhares de leitores diários por não os informar como pretendia.
Rui Costa apresentará as explicações possíveis para o annus horribilis do futebol profissional das águias. Uma tarefa condenada ao insucesso, atrevo-me a antecipar.
É difícil pensar em atenuantes, quando o amontoado de erros é tão categórico. Da construção irrealista do plantel, à comunicação absolutamente desastrada, pouco há a salvar deste 23/24 para os lados da luz. Se fracassar é não cumprir objetivos, Rui Costa fracassou em todo o esplendor.
Seja como for, aplaudo a aparição pública do líder da direção. É um dever dos responsáveis desportivos esclarecerem os sócios e adeptos, principalmente nos maus momentos. Sem esta gente, sem o povo encarnado, o Benfica não existe.
Rui Costa não dirá tudo o que diria se entrevistado noutras circunstâncias. Não deixará de ser interessante, ainda assim, tal a complexidade atual no mundo do clube.
O zerozero teria o maior gosto em questionar Rui Costa. Não sendo possível, por única e exclusiva responsabilidade das águias, deixo dez sugestões para perguntas a colocar ao antigo número 10.

1. Roger Schmidt: perante tamanha contestação dos adeptos, o desejo continua a passar pela continuidade do alemão? Não é esse um risco passível de contagiar negativamente já a época 24/25?

2. Ainda Roger Schmidt: além do alemão, profissional experiente, quem têm sido os responsáveis pela estratégica comunicacional do treinador – Rui Costa revê-se nas palavras e no discurso de Schmidt, nomeadamente no que afirmou depois do 5-0 no Dragão?

3. O lado esquerdo da defesa: quais os motivos para as contratações de Jurasek (14 milhões) e Juan Bernat (emprestado e lesionado toda a época), dois laterais incapazes de preencher a saída de Grimaldo?

4. Guarda-redes: concordou com o processo de saída de Vlachodimos?

5. Ponta-de-lança: Arthur Cabral (20 milhões) e Marcos Leonardo (18 milhões) garantem-lhe golos e fiabilidade para a nova época ou o Benfica vai investir mais uma fortuna num número 9?

6. Sem Rafa, a posição 10 que tão bem conhece é para entregar a Kokçu ou vai atacar no mercado um nome forte para a função?

7. Finanças: o anterior presidente foi detido em julho de 2021, acusado pelo MP de lesar gravemente o Benfica. A auditoria forense prometida pela sua direção continua sem ver a luz do dia. Não teme que os sócios critiquem a sua credibilidade?

8. Justiça: o bom nome do Benfica tem-se arrastado de tribunal em tribunal, envolvido em inúmeros processos. O mais recente envolve também o seu nome e está relacionado a supostos contratos de intermediação falsos, num total de seis milhões de euros. O que tem a dizer aos benfiquistas sobre este processo, que terá ocorrido quando era vice-presidente?

9. O Benfica ainda utiliza os serviços de Paulo Gonçalves e César Boaventura, homens envolvidos em processos judiciais e da confiança do anterior presidente?

10. Está satisfeito com o comportamento do diretor desportivo Rui Pedro Braz, um dos responsáveis maiores pela política de contratações do Benfica?"

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!