Últimas indefectivações

sexta-feira, 24 de maio de 2024

As escolhas de Martínez


"Da preferência por Ricardo Horta à deselegância com Trincão e Pedro Gonçalves

Roberto Martínez escolheu, está escolhido! São estes os nossos 26 convocados para o Euro-2024. Cada cabeça sua sentença e todos, claro, temos as nossas preferências. Estes 26 jogadores não eram os meus 26, como, de resto, não eram os 26 eleitos pela maioria dos jornalistas de A BOLA. Dos meus, estão 24 entre os chamados pelo selecionador. Falhei dois. Como muitos, fui surpreendido com a não inclusão de Raphael Guerreiro. E também não estava à espera da chamada de Pedro Neto.
Roberto Martínez optou, dado o defesa do Bayern não estar operacional para o início do Euro, por chamar apenas um lateral-esquerdo, Nuno Mendes, compensando com três laterais-direitos, João Cancelo, Diogo Dalot e Nélson Semedo. Este só será o segundo lateral-direito quando um dos outros dois for o primeiro lateral-esquerdo. Estranho. Como discutível é também a chamada de Pedro Neto, que só agora voltou à competição, e durante apenas 12 minutos, depois de mais de dois meses lesionado.
Compreendo a chamada de Pepe, dado não só o indiscutível valor do central como o peso que tem no grupo, assim como a de Diogo Jota, dada a versatilidade e o golo do avançado do Liverpool, mas não deixam de ser apostas arriscadas. Pelo menos, depois da justificação para a não chamada de Raphael Guerreiro, já sabemos que estão aptos. Ou seja, Pepe vai jogar a final da Taça de Portugal…
De qualquer forma, o selecionador ainda tem duas semanas para fazer alterações. E se tiver de as fazer que as faça. Já nos chega o Mundial-2014. Os «índices de suspeição lesional» que nos foram explicados pelos responsáveis médicos da Seleção Nacional após o fracasso no Brasil custaram caro a Paulo Bento e, claro, a todos nós.
O treinador decidiu arriscar e lá terá as suas razões. O que mais estranhei foram as explicações para as ausências. Especialmente a preferência por Ricardo Horta. Compreendo que esteja grato ao extremo do SC Braga e que se tivesse justificado pessoalmente, mas ao elogiá-lo publicamente acabou por ser deselegante com outros não convocados, como Pedro Gonçalves e Francisco Trincão, nomes que o espanhol também abordou na conferência de imprensa.
O «tiveram azar» vai demorar a esquecer entre os adeptos, especialmente os do Sporting, logicamente, mas também entre muitos outros jogadores. Afinal, o azar de Pote e Trincão foi o de estarem lesionados aquando da anterior convocatória. Sim, tiveram azar de estar lesionados em março, mas, se Roberto Martínez os queria observar de perto, por que razão não os chamou anteriormente?"

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!