Últimas indefectivações

segunda-feira, 21 de novembro de 2022

3 possíveis substitutos para Grimaldo


"Luis Enrique preferiu Jordi Alba e Gayá na lista para o Catar. Quando o capitão valenciano ficou indisponivel, surgiu o nome de Alejandro Baldé, wonderkid culé – e Grimaldo, depois dum início de 2022-23 sensacional, ficou em terra junto a Cucurella, Marcos Alonso, Pedrazza ou Angeliño. O lateral benfiquista sabe que a Liga Portuguesa é um entrave ao reconhecimento internacional do seu talento, por muito bem que jogue em contexto de Champions League, e daí que as suas reticências em renovar sejam tantas e a demora numa decisão seja frustrante para a massa adepta, que vê Janeiro ali tão perto – e a oportunidade do lateral espanhol decidir livremente o seu futuro.
Nesse caso, deixará legado no corredor esquerdo da Luz e um enorme vazio, difícil de preencher e por isso pedir-se-á a Rui Costa e Roger Schmidt muito tino na escolha do próximo. Não é escolha que se faça espontaneamente nem de forma atabalhoada, confiando em critérios pré-definidos e pouco vagos – ao futebol do Benfica interessa alguém tão inteligente e tecnicista como o espanhol, ainda que isso seja difícil, além da característica rara de se agigantar nos jogos de maior importância. Ristic não teve ainda oportunidade de mostrar grandes credenciais e o plano para si não parece, até ao momento, de grandes apostas como opção inicial. É obrigatório recorrer ao mercado.
Em forma de sugestão, vão três nomes: três jovens que despontam nessa Europa do futebol com características semelhantes, jovens com experiência em ligas top5 ou Liga dos Campeões, jovens que são já decisivos nas suas equipas e que mostram preparação suficiente para dar o salto.

Borna Sosa

Em urgente processo de rejuvenescimento, a Croácia tem continuado a produzir quantidades industriais de talento geracional e um dos grandes nomes da nova vaga é Borna Sosa, malabarista dum aflito Estugarda que se vê em apuros na Bundesliga – em posição de play-off na chegada à pausa de Mundial – e os problemas financeiros que a isso levaram obrigam a repensar. Uma das boias de salvação poderá ser o Mundial do Catar e uma boa prestação da joia da coroa – concorre pela titularidade com Barisic, do Rangers – poderá dar margem de manobra na exigência por valores mais risonhos.


Sosa vem somando em 2022-23 época estrondosa, com oito assistências em… 13 (!!) jogos disputados pelos da Suábia, o que o coloca no topo de todos os rankings de produção ofensiva – nesse capítulo, nada deixará a dever a Alejandro Grimaldo. No ranking de expected assists por 90’só perde para Messi, De Bruyne, Alba, Cabella ou Neymar – nenhum deles actuando tão recuado – e nas expected threats é este o figurino:


Barcelona, Chelsea e Tottenham perguntaram por ele no início do ano civil e o Estugarda apontou para a placa – 25 milhões ou nada. Mudando-se os tempos, mudam-se as vontades, e agora são o Inter e a Atalanta quem está na pole position para aproveitar as fragilidades financeiras do clube alemão. Simone Inzaghi quer alguém para ocupar a vaga de Gosens – que ainda não impressionou em Milão – e Sosa é a opção número um dum leque com Besenbaini (Monchengladbach), Mazocchi (Salernitana) ou Pedrazza (Villareal).
Tem a palavra o Benfica, que pode oferecer a Sosa a preponderância no onze que no Giuseppe Meazza é dificil alcançar, até pela concorrência de DiMarco, e os títulos, que têm faltado ao Inter.

Viktor Kristiansen


Este golo com que finalizou o 0-2 aplicado ao Aarhus neste fim de semana é um boost motivacional para o jovem dinamarquês de 19 anos, que apesar da idade já é nome consolidado no futebol escandinavo pelo potencial monstruoso que demonstra. Formado no clube da capital, estreou-se em 2020, ainda com 17, e desde aí que ficou à vista dos mais atentos que é um dos grandes nomes para a posição nesta década: muito completo e versátil, é tão desenvolto nas tarefas defensivas – com ele a fazer 90’, o Copenhaga conseguiu clean sheet versus Manchester City e Sevilha nesta Champions – como na chegada à frente, onde faz do sentido prático a base das suas decisões, sendo por isso um perigo constante. Em 2022-23, tem mostrado associação profícua com Daramy, joia do Ajax emprestada de volta na Dinamarca, construindo ala esquerda de grande gabarito.


A campanha do clube dinamarquês em contexto interno foi a mais esperada – título nacional – mas quando se Kristiansen lesionou, em meados de Abril e para um período de dois meses (acabou por falhar 10 jogos, todos os da fase de apuramento de campeão), o Copenhaga ressentiu-se e chegou a dar esperanças aos adversários: perdeu dois jogos nesses dez (mais dois empates), o mesmo número de em toda a fase regular, que contou… 22.
Em Junho deste ano espalharam-se alguns rumores de que Rui Costa e Roger Schmidt estariam de olho em Viktor para suprimir a eventual ausência de Grimaldo – uma boa notícia para os adeptos que, depois da descoberta de Fredrik Aursnes, voltam a olhar para a Escandinávia com outros olhos, os mesmos dos tempos de Stromberg, Thern e Magnusson.
Viktor está avaliado em quatro milhões pelo Transfermakrt, uma pechincha que se justifica pela ausência do Campeonato do Mundo – Viktor concorre para o lugar de Maehle, portanto é compreensível que ainda só tenha conseguido acumular presenças até aos sub21: no total, desde os sub16, Kristiansen conta 23 internacionalizações.

Fabiano Parisi


Em 2019 era jogador do Avellino, na Serie D, recebendo 800 euros por mês. Três anos depois e depois duma subida meteórica, é mais uma flor a desabrochar para Mancini, que o chamou para os jogos de preparação frente a Albânia e Aústria na próxima semana.
Por indisponibilidade de Tóloi e Emerson Palmieiri, aproveita o técnico para renovar uma equipa marcada pelo fracasso da ausência do Mundial – falou-se muito da chamada dum adolescente da Udinese, de seu nome Pafundi, mas Parisi é outro estreante na lista, ainda que já tenha comprovado qualidades suficientes no Calcio ao serviço do Empoli, clube pelo qual vem encarrilando boas exibições.
Com elas obrigou o país da bota a olhar para ele – Sarri e a sua Lazio estão de olho, a Fiorentina é outra pretendente, mas é a Juventus que se assume na dianteira da corrida pelo ala de 22 anos, fruto das boas relações que os de Turim mantêm com o Empoli.


A intenção da Vecchia Signora é imitar o negócio feito por Cambiaso, outro prodígio canhoto contratado na antecipação ao Génova e que foi colocado quase imediatamente a rodar (no Bolonha) de forma a não apressar qualquer etapa de desenvolvimento – e é por aqui quese pode fazer valer o Benfica, oferecendo ao atleta outras condições e certezas quanto ao seu futuro. Valores? Fala-se a rondar os 10 milhões, bem aceitável para alguém prestes a tornar-se internacional italiano em tão tenra idade."

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!