Últimas indefectivações

terça-feira, 20 de outubro de 2020

Mesa-tenista, primeiro-ministro e presidente da República


"Aníbal António Cavaco Silva, nascido no Algarve em 1939, foi mesa-tenista nos juvenis do Benfica, na época 1956/57

Nos anos 80, o Benfica transferiu a sua sede para o Estádio da Luz, numa medida de centralização dos seus serviços administrativos. Foi um passo importante no caminho do Clube enquanto potência que todos hoje conhecem.
A direcção benfiquista convidou o então primeiro-ministro português, Cavaco Silva, para visitar o Estádio em 2 de Janeiro de 1987. O político, interessado no crescimento do Clube, recordou que havia jogado pelo Benfica na categoria de juvenis em ténis de mesa, antes trinta anos, como atleta federado.
Boliqueime, a sua terra natal, ficara para trás quando, aos 17 anos, decidiu instalar-se na capital para estudar no Instituto Comercial de Lisboa. No Algarve, já o futuro primeiro-ministro havia praticado ténis de mesa a nível escolar. Foi precisamente nessa época, em 1956, que Cavaco Silva se alistou na equipa lisboeta onde a modalidade mais se destacava, seguindo com atletas 'invictos nas quatro categorias'. À época, a secção de ténis de mesa do Benfica encontrava-se na secretaria, na Rua do Jardim do Regedor.
Os seis jogos que disputou oficialmente para o Campeonato de Lisboa, na categoria de juniores B, resultaram em seis vitórias. Preponderante, o jovem Cavaco Silva defrontou adversários do Ávila Atlético Clube (7-2), do Futebol Clube Monte Pedral (6-3), do Clube Nacional de Ginástica (7-2), do Clube Académico de Portugal (8-1) e do Clube Operário Vilafranquense em duas voltas; na primeira, em 10 de Dezembro de 1956, venceu pela diferença mínima de 5-4, em Vila Franca de Xira. Na segunda volta, igualou, o seu melhor resultado até então, por 8-1.
O seu percurso resultou numa soma de 41 pontos face aos 13 que sofreu, entre 30 de Dezembro de 1956 e 14 de Janeiro de 1957. Pouco depois, transferiu-se para o Clube Arte e Sport, em Campo de Ourique.
Decorreram vinte anos desde a sua visita ao Estádio da Luz até Cavaco Silva foi eleito presidente da República Portuguesa, em 2006. Em 2014, foi-lhe entregue um diploma simbólico por parte da Federação Portuguesa de Ténis de Mesa, que se orgulhava de ter em Portugal um chefe de Estado 'ex-praticante e apaixonado' que 'conhece as nuances do ténis de mesa', seguindo com especial interesse as competições actuais.
Recorde as conquistas dos mesa-tenistas do Benfica na área 3 - Orgulho Eclético do Museu Benfica - Cosme Damião."

Pedro S. Amorim, in O Benfica

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!