Últimas indefectivações

sexta-feira, 16 de outubro de 2020

Benfica Campus | 5 saídas prematuras que revelam a inexistência de um projeto


"Uma das grandes obras de Luís Filipe Vieira fez, no dia 22 de setembro, o 14º aniversário. O agora Benfica Campus viu nascer algumas das maiores promessas do futebol português atual como João Félix, Bernardo Silva, João Cancelo, Rúben Dias, entre outros. No entanto, muitos desses jogadores saíram prematuramente, após terem poucas oportunidades na equipa principal.
Decidimos apresentar os cinco jogadores que, na nossa opinião, foram “obrigados” a deixar o SL Benfica muito antes de mostrarem o seu verdadeiro valor.

1. Bernardo Silva O primeiro lugar da lista é o nome que fica na memória de todos os adeptos “encarnados”: Bernardo Silva. Mais de 100 jogos pelos escalões de formação, mas pouco mais de 45 minutos oficiais pela equipa principal do Benfica. Este é o percurso de um dos melhores jogadores portugueses da atualidade e que sonha voltar a jogar pelas “águias”.
O jogador natural de Lisboa brilhou ao serviço dos juniores e da equipa B do Benfica e na época 2013/2014, com Jorge Jesus, subiu à equipa principal. No entanto, o treinador português não viu o seu potencial e colocou-o a jogar por três vezes, nenhuma delas a titular.
Com uma experiência a lateral esquerdo pelo meio, Bernardo Silva viu-se forçado a abandonar o clube do coração rumo ao AS Mónaco, num negócio a rondar os 16 milhões de euros. Depois de brilhar ao lado de Falcão, Mbappé e de impressionar naquela célebre eliminatória da Liga dos Campeões frente ao Manchester City, o então campeão inglês decidiu contar com os seus serviços e pagou cerca de 50 milhões de euros ao clube monegasco.

2. João CanceloNatural do Barreiro, benfiquista de coração e mais de nove anos ao serviço das “águias”. Cerca de 60 jogos pelos escalões de formação, mas apenas dois jogos pela equipa principal “encarnada”. João Cancelo é um daqueles casos que faz pensar qualquer adepto de futebol.
Agora no Manchester City FC e depois de passagens pelo Valencia CF, Inter de Milão e Juventus FC, o lateral direito foi uma das peças da academia “selado” com o valor 15 milhões quando poucas oportunidades encontrou para demonstrar o seu valor no clube do coração.
Ainda que a sua primeira transferência tenha sido para Valência, esta não foi bem sucedida e andou emprestado ao Inter. Mais tarde, viria a ser vendido por 40 milhões de euros à Juventus, que, por sua vez, um ano depois, lucrou cerca de 15 milhões de euros com a sua saída para o City.

3. Renato Sanches O “Golden Boy” de 2016 é certamente um daqueles casos que fica na memória de qualquer adepto do Benfica. Faz 10 anos de formação e mais de 100 jogos ao serviço das “águias”, mas apenas uma temporada como sénior.
Um dos pontos a recordar é o seu primeiro golo (na estreia) frente à Académica OAF no Estádio da Luz, mas também os valores da transferência para o Bayern de Munique: 35 milhões de euros a pronto e ainda algumas variáveis no valor de cerca de 40 milhões de euros.
No entanto, decidimos colocar o jovem médio na lista porque (como muitos) saiu demasiado cedo da Luz e isso refletiu-se no restante percurso fora de Portugal. Depois do título pelo Benfica, da participação no Euro 2016 e do prémio “Golden Boy”, o Benfica vendeu-o aos campeões alemães, mas Renato Sanches nunca mais foi aquele jogador explosivo, entusiasmante e carismático que foi no clube da Luz.
Depois de um empréstimo ao Swansea e de poucos minutos no eterno campeão alemão, Renato Sanches parece ter finalmente encontrado o seu espaço no Lille OSCM.

4. André HortaUma das mais polémicas saídas nos últimos anos. O jovem médio natural de Almada chegou ao clube da Luz com apenas 10 anos e passou por todos os escalões até chegar à equipa principal, onde realizou apenas 16 jogos.
Ainda júnior de primeiro ano, André Horta foi emprestado ao Vitória FC e vestiu a camisola sadina mais de 50 vezes até regressar ao Benfica na época 2016/2017. Realizou 16 jogos até ao mercado de inverno, altura em que foi emprestado ao SC Braga. Jogou no clube minhoto por mais de 30 ocasiões, mas o Benfica acabou por vender o jogador por uma verba a rondar os seis milhões ao Los Angeles FC.
Após dois anos emprestado ao emblema americano, André Horta regressou ao SC Braga a título definitivo. Em duas épocas realizou mais de 40 jogos e marcou quatro golos.

5. João Carvalho Uma das grandes promessas da formação do Benfica até à época 2017/2018, altura em que abandonou o clube. Esteve no Benfica dos 11 aos 21 anos e fez mais de 100 jogos pelas camadas jovens dos “encarnados”.
O jovem médio começou a destacar-se na época 2013/2014, quando já jogava pelos juniores do Benfica ainda com 16 anos. Mais tarde, por volta dos 20 anos, João Carvalho foi emprestado ao Vitória FC, onde fez 15 jogos e apenas um golo.
Há duas épocas, os “encarnados” decidiram vendê-lo ao Nottingham Forest FC por 15 milhões de euros. Jogou duas temporadas nos ingleses e atualmente encontra-se emprestado ao UD Almería, treinado por José Gomes."

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!