Últimas indefectivações

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2022

Estreia nacional à chuva


"A primeira deslocação do voleibol do Benfica para fora do distrito de Lisboa decorreu debaixo de chuva torrencial

Em 1947, a fundação da Federação de Portuguesa de Voleibol permitiu a criação do Campeonato Nacional e, sobretudo, pôr as equipas do Norte e do Sul em confronto, a nível oficial.
A competição reuniu os campeões e vice-campeões de Lisboa e do Porto, em sistema de poule. As duas primeiras jornadas ficaram definidas para os dias 1 e 2 de Dezembro de 1947, a serem disputadas no Norte, em terras onde o voleibol, então como hoje, era uma tradição desportiva muito mais enraizada que na zona do Tejo.
O Benfica jogava a sua nona época desde a criação da secção, encontrando-se numa fase de crescimento, mas já com posição importante no panorama voleibolístico nacional. Como vice-campeão nacional de 1947, conseguiu o acesso ao Campeonato Nacional juntamente com o Instituto Superior Técnico, campeão de Lisboa entre 1939 e 1954.
O jogo da 1.ª jornada, em Espinho, foi o 120.º da equipa de honra benfiquista e a primeira vez que a equipa principal de deslocou para fora da zona de Lisboa.
A partida decorreu com entusiasmo, equilíbrio e, como referiu a imprensa, 'heroísmo' por se levarem os encontros até ao fim, pois caíam 'fortes bátegas de água' que obrigavam a múltiplas interrupções. As equipas do Sul foram as que mais se ressentiram, habituadas 'a actuarem em recintos cobertos, devidamente protegidos contra as intempéries'. O Benfica, ainda assim, acabou por ser superior ao SC Espinho, por 15-8 e 15-12, estreando-se da melhor forma no Campeonato Nacional. Os sets terminavam, então, nos 15 pontos. Jogava-se à melhor de três, e a negra decidia-se nos 21 pontos, sempre com a diferença de dois.
Depois do jogo, foi servido um beberete na sede do adversário. Aos encarnados, os benfiquistas de Espinho, ofereceram um barco de cerâmica, espelho de arte xávega da vila.
No dia seguinte, no campo do Leixões SC, o Benfica entrou da melhor maneira (15-6), mas o campeão do Norte, acabaria por levar a melhor, vencendo por 2-1. Nas duas partidas, o capitão Fernando Ferreira e Joaquim Pereira Duarte foram os mais destacados benfiquistas.
Na segunda volta, em Lisboa, o Benfica teve uma boa prestação. Estabelecendo-se em 2.º lugar, atrás dos universitários que se sagraram os primeiros campeões nacionais, deixaram clara a superioridade de Lisboa face às equipas nortenhas.
Descubra outros momentos da história do voleibol benfiquista na área 3 - orgulho Eclético, do Museu Benfica - Cosme Damião."

Pedro S. Amorim, in O Benfica

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!