Últimas indefectivações

sexta-feira, 28 de fevereiro de 2020

Vermelhão: Eliminação...

Benfica 3 - 3 Shakhtar


Fiz a viagem para Lisboa, com as expectativas em baixo, por isso até devia encarar a eliminação com alguma 'naturalidade', mas a forma como nos auto-mutilámos nestes dois jogos, é desesperante!!! Independentemente de todas as outras condicionantes, acabámos por 'oferecer' pelo menos 3 golos ao adversário nesta eliminatória dos 5 que eles marcaram... e hoje, o 3.º deles, aquele que 'matou' a eliminatória, foi um daqueles 'chouriços'... - após um remate 'falhado', a bola entra ao ângulo!!!
É verdade que o nosso 3.º golo, também foi 'consentido' pela defesa Ucraniana, mas não tem comparação... É verdade que o Shakhtar tem jogadores bons de bola... É verdade que eles têm um jogo de posse de bola, muito chato... que lhes dá a 'ilusão' de controlo do jogo... É verdade que o Benfica neste momento tem uma equipa fisicamente macia, e que não tem 'força' para 'virar' jogos nos últimos minutos... Tudo isso é verdade, mas com um bocadinho mais de 'consistência/sorte' em frente da nossa baliza, tínhamos seguido em frente...
Se na Ucrânia fizemos um jogo 'triste', hoje tentando fazer uma análise não-resultadista, até acho que fizemos na maior parte do tempo, um jogo semi-agradável... e só não foi melhor, devido à forma 'consentida' como acabámos por sofrer os golos! Porque na construção ofensiva, até variámos os flancos à procura do passe entre-linhas interior... e tivemos sucesso em muitas ocasiões. O facto do Shakhtar não jogar com o 'autocarro' típico do Tugão, nem terem a agressividade desmedida que assistimos nos jogos do Tugão (muito acima das regras!), acabou por resultar num jogo com alguma fluidez, com 'espaços'... o árbitro também não apitou as quedas todas (com vários erros...), portanto com um 'resultado' diferente, as análises 'técnicas' seriam diferentes...
Até ao 1-0 fizemos um jogo muito bom, com a pressão alta a resultar, onde o Chiquinho e o Dyego tiveram um papel importante... Mas das duas vezes neste jogo, onde passámos para a 'frente' da eliminatória, praticamente no minuto seguinte, sofremos um golo... Nem tivemos tempo de 'saborear' a vantagem na eliminatória, nem obrigámos o Shakhtar a mudar de 'estratégia'!!! Realço, que o auto-golo do Rúben, começa com uma falha de marcação do Rafa... e não de um erro de marcação do Grimaldo!
A equipa sentiu o 1-1, mas com a recuperação de algumas bolas, e com o 'empurrão' das bancadas, voltámos a ter domínio do jogo... e o 2-1, foi mais que merecido!!!
A entrada na 2.ª parte não podia ter sido melhor, com o 3-1 e a 'vantagem' do nosso lado... mas mais uma vez, durou pouco tempo!
No estádio fiquei com a impressão que houve empurrão, os jogadores protestaram... mas o mal estava feito!
Como a 'manta é curta', com a saída do Chiquinho perdemos a capacidade de pressão e os equilíbrios no meio-campo... e acabou por ser o Shakthar a fazer o 3-3 e a garantir a qualificação!
Mais um grande jogo do Taarabt... nos últimos minutos defensivamente já não tinha pernas, mas foi sempre o mais inconformado, apesar de hoje o Gabriel ter feito muita falta, nas mudanças de flanco...
O Chiquinho voltou a 'não marcar' mas foi fundamental, na forma como durante muito tempo conseguimos 'equilibrar' as marcações e a pressão, sem nos expor em demasia, contra uma equipa com excelente qualidade de passe...
O Rafa marcou um grande golo, nos últimos minutos fez algumas grandes arrancadas, mas na minha opinião ainda está muito longe do Rafa do início da época!
Individualmente a 'melhor' notícia da noite, foi mesmo a exibição do Dyego Sousa: muito bem na luta com os Centrais, soube 'proteger' a bola e dar seguimento às jogadas... Ganhámos claramente a 2.ª opção ao Vinícius!
O Rúben ainda numa série inacreditável de auto-golos, principalmente na Europa...!!!
O Weigl tem sido criticado injustamente em alguns jogos, hoje defensivamente, principalmente nos duelos, perdeu demasiadas bolas...
Começamos o jogo, sabendo da eliminação dos Corruptos. Admito que com os Corruptos 'fora' da Europa, se o Benfica continuasse a jogar à Quinta-feira, as probabilidades de ganharmos o Campeonato seriam muito menores. Esta asserção é um facto. Mas ao mesmo 'tempo', ser eliminado prematuramente da Europa não faz bem ao ego, não faz bem ao 'bolso'... e não faz bem ao prestígio!
Mas a 'eliminação' começou a ser definida em Janeiro, quando sabendo o calendário que íamos ter, sabendo das dificuldades que iríamos ter, 'decidimos' manter o plantel praticamente igual... a lesão do Gabriel 'atrapalhou', mas era previsível esta sobrecarga brutal de jogos em cima dos titulares...
Também não posso deixar de realçar a hipocrisia de quem em Janeiro dizia que o Bruno Guimarães não vinha fazer nada; que contratar mais um médio era um desperdício de dinheiro; e depois do jogo de ontem do Lyon com a Juventus, ficaram todos 'indignados'!!!
Uma nota extra sobre a eliminação das 4 equipas portuguesas: existem outros problemas no Tugão, mas numa altura onde os principais plantéis são 'curtos' em termos de qualidade, o actual calendário das competições internas é ridículo! Temos uma 1.ª fase da época, com poucos jogos, e depois a partir de Janeiro, temos 2 jogos por semana, ininterruptamente! Até os Ingleses, perceberam que as suas equipas precisavam de 'descansar' a seguir às 'festas' de Natal... e criaram uma mini-paragem da Liga no final de Janeiro! Nós que antigamente tínhamos poucos jogos em Janeiro e Fevereiro, permitindo às equipas portuguesas chegarem às primeiras eliminatórias Europeias ligeiramente 'folgadas', com a Taça da Liga e com o 'novo' aumento de 16 para 18 clubes da I Liga e ainda os dois jogos das Meias-Finais da Taça de Portugal, sobrecarregámos o calendário 'matando' as possibilidades das nossas equipas seguirem em frente...
No nosso caso, se tivéssemos os 10 pontos de vantagem na Liga - estiveram ao nosso alcance -, ainda podiamos ter feito uma gestão diferente, mas com o nível de 'intensidade' (para ser mais exacto: porrada...) que levamos nos jogos do Tugão, sem rodar os titulares, é impossível disputar estes jogos Europeus com total 'intensidade' durante os 90 minutos...
O discurso do Benfica Europeu tem que corresponder em qualidade e profundidade do plantel! O Benfica nunca terá o domínio do Tugão para ser Campeão por antecipação em Fevereiro, as armadilhas internas são tantas que isso é uma impossibilidade, portanto se quisermos continuar a falar do Europa, sem enganar ninguém, o investimento no plantel tem que existir 'mesmo'... O nível do Tugão continua a baixar, os jogadores estão mal habituados em relação à competitividade das partidas, estão mal habituados com os critérios arbitrais, estão mal habituados em relação à intensidade das partidas, estão mal habituados em relação às constantes paragens dos jogos... Já para não falar das questões financeiras (a maior parte destes jogadores Brasileiros do Shakhtar tem salários 'impossíveis' para o Benfica)!
Portanto, para andar no 'pelotão' da frente da Europa que permita pelo menos chegar a uma final da Liga Europa, o plantel tem que ser claramente diferenciado... para esbater todas as 'diferenças', o talvez seja suficiente, não chega!
A partir de agora, o calendário está definido, e vamos jogar uma vez por semana, mas mais importante: será igual para as duas equipas que lutam pelo título!
Na Segunda, temos o último jogo desta série desgastante de jogos... o Moreirense, é uma equipa perigosa no contra-ataque, como provou o ano passado, com o Grimaldo, o Taarabt e o Pizzi nos limites físicos, será aconselhável algumas 'precauções'...
O nível de dificuldade dos nossos adversários, até ao final da época, não 'assusta', bem pelo contrário... mas como nós sabemos, no Tugão, as 'armas' não são iguais, entre apitos e Malas, tudo será usado contra nós... Com uma equipa jovem e inexperiente em vários sectores, todo o cuidado é pouco. Mesmo sem 'convencer' na Europa, temos tudo para conseguir o principal objectivo: o 38!!! Juntos...

1 comentário:

  1. Mais uma grande texto que aplaudo e com o qual concordo. A equipa surpreendeu-me agradavelmente mas tivemos pouca sorte.
    Estar 2 meses meio a preparar 2 jogos dá uma força física e mental que o Benfica dificilmente teria possibilidade de parar, com uma equipa desgastada depois de ter tido apenas 3 dias de descanso desde o último jogo fora.
    Mas os idiotas Benfica e Vieira haters, são sempre os mesmos, não estão interessados em factos ma em espalhar a cartilha inimiga. Mas isso vai acabar.

    A tónica tem de se colocar, "as armadilhas internas são tantas que isso é uma impossibilidade". Sem duvida.
    As malas vão continuar, as tramas também, deixem os resultados financeiros aparecerem e irão ver o desespero das baratas e dos seus cães de fila.

    ResponderEliminar

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!